A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428Keywords:
gênero discursivo, notícia, sequência didática, escritaAbstract
ABSTRACT: In this article, we present the result of a pedagogical practice with the discursive genre News through a didactic sequence. The research was developed during the Master of the PROFLETRAS. The research was based on the theory of Discursive Gender proposed by Bakhtin (2011) and the application of the didactic sequence follow the proposal of Lopes Rossi (2002). This research of applied and interventionist nature proposed the development of activities that contributed to the production and rewriting, considering the situational context and its linguistic - discursive characteristic. After the intervention, we found that the participants had a significant advancement.
Key - words: Discursive genre; News; Following teaching; Written production.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M.; Volochinov. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2013.
CAVALCANTE, Mônica M. Gêneros discursivos: os sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2011.
DIONÍSIO, Ângela Paiva, MACHADO; Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais &ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em jornalismo. 5. Ed. São Paulo: Ática, 1991.
FARIA Evangelina Maria Brito de. ALDRIGUE, Ana Cristina de Sousa. Linguagens: usos e reflexões. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2008. V.3.
FERREIRA, A. Ler e escrever com prazer. In. MICOTTI, M.C. O. Alfabetização: entre o dizer e o fazer. (Org.). Rio Claro: Instituto de Biociências, UNESP, 2001. P. 125-140.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de texto. Taubaté: Editora Cabral. Livraria Universitária. 2002.
SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Os Gêneros escolares: das Práticas de Linguagem aos Objetos de Ensino. In: DOLZ. Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campina. SP: Mercado de Letras, 2004 [1997].
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.