A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428Palabras clave:
gênero discursivo, notícia, sequência didática, escritaResumen
Neste artigo apresentamos o resultado de uma prática pedagógica com o gênero discursivo notícia por meio de sequência didática. A pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado do PROFLETRAS. A pesquisa teve como fundamentação teórica, a concepção de gênero discursivo de Bakhtin e aplicação da sequência didática. Esta investigação de caráter aplicado e intervencionista propôs o desenvolvimento de atividades que contribuíram para a produção e a reescrita, considerando o contexto situacional e sua característica linguística - discursiva. Após a intervenção, verificamos que os alunos participantes apresentaram um avanço significativo.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M.; Volochinov. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2013.
CAVALCANTE, Mônica M. Gêneros discursivos: os sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2011.
DIONÍSIO, Ângela Paiva, MACHADO; Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais &ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em jornalismo. 5. Ed. São Paulo: Ática, 1991.
FARIA Evangelina Maria Brito de. ALDRIGUE, Ana Cristina de Sousa. Linguagens: usos e reflexões. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2008. V.3.
FERREIRA, A. Ler e escrever com prazer. In. MICOTTI, M.C. O. Alfabetização: entre o dizer e o fazer. (Org.). Rio Claro: Instituto de Biociências, UNESP, 2001. P. 125-140.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de texto. Taubaté: Editora Cabral. Livraria Universitária. 2002.
SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Os Gêneros escolares: das Práticas de Linguagem aos Objetos de Ensino. In: DOLZ. Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campina. SP: Mercado de Letras, 2004 [1997].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.