UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA LEITURA DE POEMAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p283Keywords:
ensino de literatura, método recepcional, sequência expandida, formação do leitor, leitura de poesiaAbstract
This article is part of the master dissertation entitled Invitation to unravel puzzles: a proposal for the construction of literary literacy in the reading of poems and intends to discuss the contributions of the Receptive Method and the expanded sequence of Literary Literacy for the formation of readers of poetry in High School. The methodology used to organize the study was the qualitative approach of the ethnographic type. The study was carried out in 2017 and 2018, in a public school in the town of Campo Largo-PR, during the Portuguese Language and Literature classes for students of the 4th grade of the Teacher Training Course for Early Childhood Education. The study describes and analyzes the work carried out using the 5 steps of the Receptive Method, organized by Aguiar and Bordini (1993), and the expanded sequence of the Literary Literacy suggested by Cosson (2009), in the reading of poems from the book Claro Enigma (1951), by Carlos Drummond de Andrade.
Downloads
References
AGUIAR,V.T.; BORDINI, M.G. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul / São Paulo: Duas cidades, 2004.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.
CANDIDO, A. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970.
CANTARIN, M. M.; ALMEIDA, R. C. Da burocracia institucional à ontologia do objeto: notas sobre o ensino (fora do lugar) de literatura. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: Literatura e senso comum. 2 ed. Tradução de: MOURÃO, C. P. B.; SANTIAGO, C. F. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
COMPAGNON, A. Literatura: para quê? Trad. Laura Brandini. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2009
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009
COMPAGNON, A. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014
DALLA-BONA, E. M. Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental, 2012, 334 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012
DURÃO, F. A. Da intransitividade do ensino de literatura. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017
EAGLETON, T. Fenomenologia, hermenêutica, teoria da recepção. In: _____. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997
ECO, U. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 1969
ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003
FLUSSER, V. Língua e realidade. São Paulo: Herder, 1963
ISER, W. O ato da leitura: uma Teoria do Efeito Estético. Vol. 1. Tradução de J. Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.
ISER, W. Teoria da Recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, J.C. Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999, p 20-33.
ISER, W. O jogo do texto. In: LIMA, L.C. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, p 105-118
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1993
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 3. ed. São Paulo: Ática, 1993
MATSUDA, A. A. Tecendo aula de português. In: _____. OLIVEIRA, V. da S. (Org.). Educação Literária em Foco: entre teorias e práticas. Disponível em: http://www.faficop.br/dirposgrad/crelit/docs/eb-educliter.pdf. Acesso em: jul. 2019.
MATSUDA. A. A.; PIRES, A. C. da C. Formação do leitor: dificuldades e desafios. Revista Práticas de Linguagem. v. 3, n. 2, jul./dez. 2013
MERQUIOR, J. G. Verso Universo em Drummond. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
NASCIMENTO, N.; HARMUCH, R. Literatura e ensino nos currículos de Letras. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017
PAULINO, G. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da FACED, Salvador, n.5, p 117-125, 2001
SILVA, C. S. Poesia na sala de aula e formação do leitor. Anais do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009.
SILVA, E. T. da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.