UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA LEITURA DE POEMAS

Authors

  • Alice Atsuko Matsuda Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR
  • Angela Maria Fernandes Pimenta Secretaria do Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p283

Keywords:

ensino de literatura, método recepcional, sequência expandida, formação do leitor, leitura de poesia

Abstract

This article is part of the master dissertation entitled Invitation to unravel puzzles: a proposal for the construction of literary literacy in the reading of poems and intends to discuss the contributions of the Receptive Method and the expanded sequence of Literary Literacy for the formation of readers of poetry in High School. The methodology used to organize the study was the qualitative approach of the ethnographic type. The study was carried out in 2017 and 2018, in a public school in the town of Campo Largo-PR, during the Portuguese Language and Literature classes for students of the 4th grade of the Teacher Training Course for Early Childhood Education. The study describes and analyzes the work carried out using the 5 steps of the Receptive Method, organized by Aguiar and Bordini (1993), and the expanded sequence of the Literary Literacy suggested by Cosson (2009), in the reading of poems from the book Claro Enigma (1951), by Carlos Drummond de Andrade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alice Atsuko Matsuda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR

Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas e Especialização em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras - Literatura e Ensino - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Em junho/2018 finalizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, com auxílio Capes, integrando o Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura. É professor titular, Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ANÁLISE LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR. Participa também como membro do GT LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL da ANPOLL, dos Grupos de Pesquisas Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades e do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA). Tem experiência nas áreas de Letras e de Jornalismo com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Educomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, leitura e literatura na escola, literariedade e formação do leitor - Método Recepcional, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, análise literária, literatura brasileira e literatura e mídia na escola.

Angela Maria Fernandes Pimenta, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Mestra em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio e Curso de Formação de Docentes no estado do Paraná.

References

AGUIAR,V.T.; BORDINI, M.G. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul / São Paulo: Duas cidades, 2004.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.

CANDIDO, A. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970.

CANTARIN, M. M.; ALMEIDA, R. C. Da burocracia institucional à ontologia do objeto: notas sobre o ensino (fora do lugar) de literatura. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007

COMPAGNON, A. O demônio da teoria: Literatura e senso comum. 2 ed. Tradução de: MOURÃO, C. P. B.; SANTIAGO, C. F. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

COMPAGNON, A. Literatura: para quê? Trad. Laura Brandini. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2009

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009

COMPAGNON, A. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014

DALLA-BONA, E. M. Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental, 2012, 334 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012

DURÃO, F. A. Da intransitividade do ensino de literatura. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017

EAGLETON, T. Fenomenologia, hermenêutica, teoria da recepção. In: _____. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997

ECO, U. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 1969

ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003

FLUSSER, V. Língua e realidade. São Paulo: Herder, 1963

ISER, W. O ato da leitura: uma Teoria do Efeito Estético. Vol. 1. Tradução de J. Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.

ISER, W. Teoria da Recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, J.C. Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999, p 20-33.

ISER, W. O jogo do texto. In: LIMA, L.C. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, p 105-118

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1993

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 3. ed. São Paulo: Ática, 1993

MATSUDA, A. A. Tecendo aula de português. In: _____. OLIVEIRA, V. da S. (Org.). Educação Literária em Foco: entre teorias e práticas. Disponível em: http://www.faficop.br/dirposgrad/crelit/docs/eb-educliter.pdf. Acesso em: jul. 2019.

MATSUDA. A. A.; PIRES, A. C. da C. Formação do leitor: dificuldades e desafios. Revista Práticas de Linguagem. v. 3, n. 2, jul./dez. 2013

MERQUIOR, J. G. Verso Universo em Drummond. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.

NASCIMENTO, N.; HARMUCH, R. Literatura e ensino nos currículos de Letras. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017

PAULINO, G. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da FACED, Salvador, n.5, p 117-125, 2001

SILVA, C. S. Poesia na sala de aula e formação do leitor. Anais do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009.

SILVA, E. T. da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Published

2019-11-16

How to Cite

Matsuda, A. A., & Fernandes Pimenta, A. M. (2019). UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA LEITURA DE POEMAS. EntreLetras, 10(2), 283–298. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p283