UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA LEITURA DE POEMAS

Autores

  • Alice Atsuko Matsuda Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR
  • Angela Maria Fernandes Pimenta Secretaria do Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p283

Palavras-chave:

ensino de literatura, método recepcional, sequência expandida, formação do leitor, leitura de poesia

Resumo

Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada Convite para desvendar enigmas: uma proposta para a construção do letramento literário na leitura de poemas e pretende discutir as contribuições do Método Recepcional e da sequência expandida do Letramento Literário para a formação de leitores de poesia no Ensino Médio. A metodologia utilizada para a organização do estudo foi a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. O estudo foi realizado durante os anos letivos de 2017 e 2018, em uma escola da rede estadual de ensino de Campo Largo-PR, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura para turmas do 4º ano do Curso de Formação de Docentes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo descreve e analisa o trabalho realizado, utilizando as 5 etapas do Método Recepcional, organizado por Aguiar e Bordini (1993), e a sequência expandida do Letramento Literário sugerida por Cosson (2009), na leitura de poemas da obra Claro Enigma (1951), de Carlos Drummond de Andrade.

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Biografia do Autor

Alice Atsuko Matsuda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR

Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas e Especialização em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras - Literatura e Ensino - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Em junho/2018 finalizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, com auxílio Capes, integrando o Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura. É professor titular, Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ANÁLISE LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR. Participa também como membro do GT LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL da ANPOLL, dos Grupos de Pesquisas Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades e do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA). Tem experiência nas áreas de Letras e de Jornalismo com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Educomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, leitura e literatura na escola, literariedade e formação do leitor - Método Recepcional, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, análise literária, literatura brasileira e literatura e mídia na escola.

Angela Maria Fernandes Pimenta, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Mestra em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio e Curso de Formação de Docentes no estado do Paraná.

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Publicado

2019-11-16

Como Citar

Matsuda, A. A., & Fernandes Pimenta, A. M. (2019). UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA LEITURA DE POEMAS. EntreLetras, 10(2), 283–298. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p283