UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA LEITURA DE POEMAS
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p283Mots-clés :
ensino de literatura, método recepcional, sequência expandida, formação do leitor, leitura de poesiaRésumé
Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada Convite para desvendar enigmas: uma proposta para a construção do letramento literário na leitura de poemas e pretende discutir as contribuições do Método Recepcional e da sequência expandida do Letramento Literário para a formação de leitores de poesia no Ensino Médio. A metodologia utilizada para a organização do estudo foi a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. O estudo foi realizado durante os anos letivos de 2017 e 2018, em uma escola da rede estadual de ensino de Campo Largo-PR, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura para turmas do 4º ano do Curso de Formação de Docentes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo descreve e analisa o trabalho realizado, utilizando as 5 etapas do Método Recepcional, organizado por Aguiar e Bordini (1993), e a sequência expandida do Letramento Literário sugerida por Cosson (2009), na leitura de poemas da obra Claro Enigma (1951), de Carlos Drummond de Andrade.
Téléchargements
Références
AGUIAR,V.T.; BORDINI, M.G. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul / São Paulo: Duas cidades, 2004.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.
CANDIDO, A. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970.
CANTARIN, M. M.; ALMEIDA, R. C. Da burocracia institucional à ontologia do objeto: notas sobre o ensino (fora do lugar) de literatura. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: Literatura e senso comum. 2 ed. Tradução de: MOURÃO, C. P. B.; SANTIAGO, C. F. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
COMPAGNON, A. Literatura: para quê? Trad. Laura Brandini. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2009
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009
COMPAGNON, A. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014
DALLA-BONA, E. M. Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental, 2012, 334 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012
DURÃO, F. A. Da intransitividade do ensino de literatura. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017
EAGLETON, T. Fenomenologia, hermenêutica, teoria da recepção. In: _____. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997
ECO, U. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 1969
ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003
FLUSSER, V. Língua e realidade. São Paulo: Herder, 1963
ISER, W. O ato da leitura: uma Teoria do Efeito Estético. Vol. 1. Tradução de J. Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.
ISER, W. Teoria da Recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, J.C. Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999, p 20-33.
ISER, W. O jogo do texto. In: LIMA, L.C. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, p 105-118
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1993
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 3. ed. São Paulo: Ática, 1993
MATSUDA, A. A. Tecendo aula de português. In: _____. OLIVEIRA, V. da S. (Org.). Educação Literária em Foco: entre teorias e práticas. Disponível em: http://www.faficop.br/dirposgrad/crelit/docs/eb-educliter.pdf. Acesso em: jul. 2019.
MATSUDA. A. A.; PIRES, A. C. da C. Formação do leitor: dificuldades e desafios. Revista Práticas de Linguagem. v. 3, n. 2, jul./dez. 2013
MERQUIOR, J. G. Verso Universo em Drummond. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
NASCIMENTO, N.; HARMUCH, R. Literatura e ensino nos currículos de Letras. In: CECHINEL e SALES. (Org.). O que significa ensinar literatura. EdUFSC, Florianópolis, 2017
PAULINO, G. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da FACED, Salvador, n.5, p 117-125, 2001
SILVA, C. S. Poesia na sala de aula e formação do leitor. Anais do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009.
SILVA, E. T. da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.