Literacy reading; secondary education; reading committees; reader training.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p617Keywords:
leitura literária, ensino médio, comitês de leitura, formação de leitorAbstract
Starting from the presuppositions: school is (or should be) the main social institution responsible for the training and emancipation of the readerespecially the reader of literature; and literature teaching should not be exclusively based on the study of authors and characteristics of schools literary; we propose to reflect on the need for a didactics with reading that allows time and space for the literary work in the school, which provides the construction of meaning and the rehabilitation of the person of the reader in the dialogue with the text. Thus, this text aims to analyze how didactic experimentation reading committee can propitiate the advent of the critical reader (who goes to school, but often does’t attend the Portuguese language classes of high school) in the school reader.
Downloads
References
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio, v. 01 (Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias). Brasília: MEC/SEB, 2006, p. 49-86.
CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo | Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo | Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Remate dos males. Número especial, p.81-90, 3 dez. 2012 [1999]. Disponível em http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007. Acesso em: 30 maio 2015.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priore. Brasília, DF: UnB, 1994.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. 1. reimpressão. São Paulo: Unesp, 2009.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia, JOVER-FALEIROS, Rita, REZENDE, Neide Luzia de. Leitura Literária na Escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 68-97.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentido. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. Trad. Cristiane Nascimento. 5.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011, p.107-116.
GUIMARÃES, Alexandre H. Torres, BATISTA, Ronaldo de Oliveira (Org.). Língua e literatura: Machado de Assis na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil 3. 2011. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/atuacao/25-projetos/pesquisas/3900-pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil-48. Acesso em 6 fev. 2015.
LEBRUN, Marlène. A emergência e o choque das subjetividades de leitores do maternal ao ensino médio graças ao espaço interpretativo aberto pelos comitês de leitura. Trad. Gabriela Rodela de Oliveira. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 133-148.
MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura e formação do gosto: por uma pedagogia do desafio do desejo. Série Ideias, n.13. São Paulo: FDE, 1994.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt (Org.). 6. ed. Ler e escrever: um compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
PAIM, Elison Antonio, PRIGOL, Valdir. Mediação e Formação De Leitores. In: Congresso De Leitura Do Brasil, 17, 2009, Campinas. Anais do 17º COLE, Campinas, SP: ALB, 2009. Disponível em: http://www.alb.com.br/portal.html/. Acesso em: 5 set. 2014.
PAULINO, Graça, et al. Tipos de texto, modos de leitura. 2. ed. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
Projeto Entre livros: Conversando sobre leitura literária. Depoimentos dos participantes do projeto. Facebook: Entre Livros: Conversando Sobre Leitura Literária. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/263999900675192/. Acesso em 05 dez. 2019.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Trad. Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de pesquisa. v. 42, n. 145, p. 272-283, abr., 2012. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/15.pdf/. Acesso em 2 maio 2017.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Trad. Neide Luzia de Rezende. In: DALVI, Maria Amélia, JOVER-FALEIROS, Rita, REZENDE, Neide Luzia de. Leitura literária na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p.17-33.
SILVA, Márcia Cabral da. Uma história da formação do leitor no Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
SILVA, Márcia Cabral da. A leitura literária como experiência. In: DALVI, Maria Amélia, JOVER-FALEIROS, Rita, REZENDE, Neide Luzia de. Leitura Literária na Escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 51-65.
TAUVERON, Catherine. Direitos do texto e direitos dos jovens leitores: um equilíbrio instável. Trad. Marcello Bulgarelli. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 117-131.
VALTÃO, Rosana Carvalho Dias. Práticas e representações de leitura literária do Ifes/Campus de Alegre: uma história com rosto e voz. 2016. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Espirito Santo.
ZILBERMAN, Regina. Sociedade e democratização da leitura. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Estado de leitura. São Paulo: Mercado de Letras, 1999. p. 31-45.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.