OS COMITÊS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p617Mots-clés :
leitura literária, ensino médio, comitês de leitura, formação de leitorRésumé
Partindo dos pressupostos: escola é (ou deveria ser) a principal instituição social responsável pela formação e emancipação do leitor; e ensino de literatura não deve crivar-se, exclusivamente, no estudo de características de escolas literárias; propomo-nos refletir sobre a necessidade de uma didática com a leitura que oportunize tempo e espaço para a obra literária na escola, que proporcione a construção de sentido e a reabilitação da pessoa do leitor na interlocução com o texto. Desta maneira, este texto, em uma perspectiva qualitativa, tem como objetivo analisar como a experimentação didática comitê de leitura pode propiciar o advento do sujeito leitor crítico – que vai à escola, mas não frequenta as aulas de língua portuguesa no ensino médio – no leitor escolar.
Téléchargements
Références
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio, v. 01 (Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias). Brasília: MEC/SEB, 2006, p. 49-86.
CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo | Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo | Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Remate dos males. Número especial, p.81-90, 3 dez. 2012 [1999]. Disponível em http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007. Acesso em: 30 maio 2015.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priore. Brasília, DF: UnB, 1994.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. 1. reimpressão. São Paulo: Unesp, 2009.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia, JOVER-FALEIROS, Rita, REZENDE, Neide Luzia de. Leitura Literária na Escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 68-97.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentido. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. Trad. Cristiane Nascimento. 5.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011, p.107-116.
GUIMARÃES, Alexandre H. Torres, BATISTA, Ronaldo de Oliveira (Org.). Língua e literatura: Machado de Assis na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil 3. 2011. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/atuacao/25-projetos/pesquisas/3900-pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil-48. Acesso em 6 fev. 2015.
LEBRUN, Marlène. A emergência e o choque das subjetividades de leitores do maternal ao ensino médio graças ao espaço interpretativo aberto pelos comitês de leitura. Trad. Gabriela Rodela de Oliveira. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 133-148.
MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura e formação do gosto: por uma pedagogia do desafio do desejo. Série Ideias, n.13. São Paulo: FDE, 1994.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt (Org.). 6. ed. Ler e escrever: um compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
PAIM, Elison Antonio, PRIGOL, Valdir. Mediação e Formação De Leitores. In: Congresso De Leitura Do Brasil, 17, 2009, Campinas. Anais do 17º COLE, Campinas, SP: ALB, 2009. Disponível em: http://www.alb.com.br/portal.html/. Acesso em: 5 set. 2014.
PAULINO, Graça, et al. Tipos de texto, modos de leitura. 2. ed. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
Projeto Entre livros: Conversando sobre leitura literária. Depoimentos dos participantes do projeto. Facebook: Entre Livros: Conversando Sobre Leitura Literária. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/263999900675192/. Acesso em 05 dez. 2019.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Trad. Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de pesquisa. v. 42, n. 145, p. 272-283, abr., 2012. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/15.pdf/. Acesso em 2 maio 2017.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Trad. Neide Luzia de Rezende. In: DALVI, Maria Amélia, JOVER-FALEIROS, Rita, REZENDE, Neide Luzia de. Leitura literária na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p.17-33.
SILVA, Márcia Cabral da. Uma história da formação do leitor no Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
SILVA, Márcia Cabral da. A leitura literária como experiência. In: DALVI, Maria Amélia, JOVER-FALEIROS, Rita, REZENDE, Neide Luzia de. Leitura Literária na Escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 51-65.
TAUVERON, Catherine. Direitos do texto e direitos dos jovens leitores: um equilíbrio instável. Trad. Marcello Bulgarelli. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 117-131.
VALTÃO, Rosana Carvalho Dias. Práticas e representações de leitura literária do Ifes/Campus de Alegre: uma história com rosto e voz. 2016. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Espirito Santo.
ZILBERMAN, Regina. Sociedade e democratização da leitura. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Estado de leitura. São Paulo: Mercado de Letras, 1999. p. 31-45.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.