UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO

O LEITOR EM FOCO

Authors

  • Cristina Rothier Duarte Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Girlene Marques Formiga Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251

Keywords:

material didático, formação inicial, leitura literária

Abstract

We present as a study proposal for this work the analysis of the didactic material of the course of Letters, modality EaD, of the Instituto Federal da Paraíba - IFPB,with respect to the teaching of the genre poem for Elementary School II. Methodologically, we used the qualitative-interpretative bibliographical research to carry out the examination of said material used as a basic reference in the initial teacher training of said Institute. As a theoretical basis of this study, we use, among others, Rouxel (2012, 2013a, 2013b), Aguiar and Bordini (1993) and Cosson (2014a, 2014b).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Girlene Marques Formiga, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Doutora em Letras pela UFPB. Professora do IFT da Paraíba. Divide a liderança do Grupo Tecnologias colaborativas no ensino e redes aprendentes na educação profissional na linha Práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Integra ainda o grupo de pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (UFPB), atuando na linha Leitura, Literatura infantil, juvenil e ensino.

References

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação. Brasília: 2015.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto, 2014a.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014b.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO ONLINE. Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018. Folha de São Paulo online, Educação. 18. jun.2019, Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2018.shtml. Acesso: 30 ago. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância. IFPB, 2012.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Aula 1: Métodos do ensino da literatura. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Metodologia do ensino de literatura, 201-, p. 11-25.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Aula 2: Poesia no ensino fundamental. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Metodologia do ensino de literatura, 201-, p. 27-37.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. 13ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2008.

OSAKABE, Haquira. Poesia e Indiferença. In: PAIVA, Aparecida, et al. (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.35-54.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.

PINHEIRO, Helder. Poemas para crianças e jovens. In: PINHEIRO, Helder. (org.). Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Duas Cidades, 2000, p. 11-32.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, 2013a.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013b, p. 152-164.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Almeida, REZENDE, Neide Luzia. JOVER-FALEIROS, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, p. 17-33, 2013c.

ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor. Revista Criação & Crítica, n. 9, p. 13-24, 2012.

SALDAÑA, Paulo. TAKAHASHI, Fábio. Apesar de cortes, institutos federais lideram nota do Enem em 14 Estados. Folha de São Paulo online - Educação. 14. jan. 2018. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/01/1950323-apesar-de-cortes-institutos-federais-lideram-nota-do-enem-em-14-estados.shtml. Acesso: 30 ago. 2019.

Published

2019-11-16

How to Cite

Duarte, C. R., & Marques Formiga, G. (2019). UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO. EntreLetras, 10(2), 251–267. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251