UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO
O LEITOR EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251Keywords:
material didático, formação inicial, leitura literáriaAbstract
We present as a study proposal for this work the analysis of the didactic material of the course of Letters, modality EaD, of the Instituto Federal da Paraíba - IFPB,with respect to the teaching of the genre poem for Elementary School II. Methodologically, we used the qualitative-interpretative bibliographical research to carry out the examination of said material used as a basic reference in the initial teacher training of said Institute. As a theoretical basis of this study, we use, among others, Rouxel (2012, 2013a, 2013b), Aguiar and Bordini (1993) and Cosson (2014a, 2014b).
Downloads
References
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação. Brasília: 2015.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto, 2014a.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014b.
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO ONLINE. Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018. Folha de São Paulo online, Educação. 18. jun.2019, Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2018.shtml. Acesso: 30 ago. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância. IFPB, 2012.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Aula 1: Métodos do ensino da literatura. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Metodologia do ensino de literatura, 201-, p. 11-25.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Aula 2: Poesia no ensino fundamental. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Metodologia do ensino de literatura, 201-, p. 27-37.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. 13ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2008.
OSAKABE, Haquira. Poesia e Indiferença. In: PAIVA, Aparecida, et al. (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.35-54.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.
PINHEIRO, Helder. Poemas para crianças e jovens. In: PINHEIRO, Helder. (org.). Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Duas Cidades, 2000, p. 11-32.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, 2013a.
ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013b, p. 152-164.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Almeida, REZENDE, Neide Luzia. JOVER-FALEIROS, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, p. 17-33, 2013c.
ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor. Revista Criação & Crítica, n. 9, p. 13-24, 2012.
SALDAÑA, Paulo. TAKAHASHI, Fábio. Apesar de cortes, institutos federais lideram nota do Enem em 14 Estados. Folha de São Paulo online - Educação. 14. jan. 2018. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/01/1950323-apesar-de-cortes-institutos-federais-lideram-nota-do-enem-em-14-estados.shtml. Acesso: 30 ago. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.