UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO

O LEITOR EM FOCO

Auteurs-es

  • Cristina Rothier Duarte Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Girlene Marques Formiga Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251

Mots-clés :

material didático, formação inicial, leitura literária

Résumé

Apresentamos como proposta de estudo para este trabalho a análise do material didático do curso de Letras, modalidade EaD, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, no que diz respeito ao ensino do gênero poema para o Ensino Fundamental II. Metodologicamente, empregamos a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo para a realização do exame do material aludido utilizado como referência básica na formação docente inicial do referido Instituto. Como base teórica deste estudo, utilizamos, entre outros, Rouxel (2012, 2013a, 2013b), Aguiar e Bordini (1993) e Cosson (2014a, 2014b).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Girlene Marques Formiga, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Doutora em Letras pela UFPB. Professora do IFT da Paraíba. Divide a liderança do Grupo Tecnologias colaborativas no ensino e redes aprendentes na educação profissional na linha Práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Integra ainda o grupo de pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (UFPB), atuando na linha Leitura, Literatura infantil, juvenil e ensino.

Références

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação. Brasília: 2015.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto, 2014a.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014b.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO ONLINE. Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018. Folha de São Paulo online, Educação. 18. jun.2019, Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2018.shtml. Acesso: 30 ago. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância. IFPB, 2012.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Aula 1: Métodos do ensino da literatura. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Metodologia do ensino de literatura, 201-, p. 11-25.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Aula 2: Poesia no ensino fundamental. In: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Metodologia do ensino de literatura, 201-, p. 27-37.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. 13ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2008.

OSAKABE, Haquira. Poesia e Indiferença. In: PAIVA, Aparecida, et al. (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.35-54.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.

PINHEIRO, Helder. Poemas para crianças e jovens. In: PINHEIRO, Helder. (org.). Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Duas Cidades, 2000, p. 11-32.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, 2013a.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013b, p. 152-164.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Almeida, REZENDE, Neide Luzia. JOVER-FALEIROS, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, p. 17-33, 2013c.

ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor. Revista Criação & Crítica, n. 9, p. 13-24, 2012.

SALDAÑA, Paulo. TAKAHASHI, Fábio. Apesar de cortes, institutos federais lideram nota do Enem em 14 Estados. Folha de São Paulo online - Educação. 14. jan. 2018. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/01/1950323-apesar-de-cortes-institutos-federais-lideram-nota-do-enem-em-14-estados.shtml. Acesso: 30 ago. 2019.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-16

Comment citer

Duarte, C. R., & Marques Formiga, G. (2019). UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO. EntreLetras, 10(2), 251–267. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251