FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE

A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320

Palabras clave:

educação literária; subjetividade; semiótica; sensibilidade; formação de professores

Resumen

Este artigo analisa a formação leitora de estudantes da área de Letras que também são mães e trabalhadoras. Toma como corpus narrativas de história de vida geradas a partir de entrevista semiestruturada que se voltam para o processo de formação do gosto sensível das leitoras numa universidade pública. A partir das abordagens da teoria literária sobre formação de leitores e da semiótica discursiva a propósito do gosto estético, observa-se a constituição da subjetividade na experiência sensível mesma, no seu caráter social, além do modo como se constitui nos processos de escolarização da leitura, seja na educação básica ou profissional.

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Biografía del autor/a

Naiane Vieira dos Reis, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT)

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Publicado

2021-03-06

Cómo citar

Reis, N. V. dos. (2021). FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS. EntreLetras, 11(3), 298–320. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320