FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE

A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320

Palavras-chave:

educação literária; subjetividade; semiótica; sensibilidade; formação de professores

Resumo

Este artigo analisa a formação leitora de estudantes da área de Letras que também são mães e trabalhadoras. Toma como corpus narrativas de história de vida geradas a partir de entrevista semiestruturada que se voltam para o processo de formação do gosto sensível das leitoras numa universidade pública. A partir das abordagens da teoria literária sobre formação de leitores e da semiótica discursiva a propósito do gosto estético, observa-se a constituição da subjetividade na experiência sensível mesma, no seu caráter social, além do modo como se constitui nos processos de escolarização da leitura, seja na educação básica ou profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiane Vieira dos Reis, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT)

Referências

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: A África na filosofia da cultura. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. De la perfection: duas reflexões. In: LANDOWSKI, Eric; DORRA, Raúl; OLIVEIRA, Ana Claudia de (Orgs.). Semiótica, estesis, estética. São Paulo: EDUC/Puebla, 1999, p. 119-134.

BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos? Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Zouk, 2015.

CANDIDO, Antonio. O pranto dos livros. Acessado em 12/08/2019. Disponível em https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-pranto-dos-livros/

CECCANTINI, João Luís. Leitores iniciantes e comportamento de leitura. In: SANTOS, F.; MARQUES NETO, J. C.; RÖSING, T. M. K. (Orgs). Mediação de leitura: discussões alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009, p. 207-231.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

DALVI, Maria Amélia. Leitura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ECO, Umberto. Confissões de um jovem romancista. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2018.

FIORIN, José Luiz. Linguística e pedagogia da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 107-117, 2004.

FIORIN, José Luiz. De gustibus non est disputandum? Para uma definição semiótica do gosto. In: LANDOWSKI, Eric; FIORIN, José Luiz (Orgs). O gosto da gente, o gosto das coisas: abordagem semiótica. São Paulo: Educ, 1997, p. 13-28.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschmer. Vol. 2. São Paulo: Editora 34, 1999.

JOUVE, Vicent. A leitura como um retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard. REZENDE, Neide Luzia de (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013, p. 53-66.

JOVER-FALEIROS, Rita. Sobre o prazer e o dever ler: figurações de leitores e modos de ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 113-134.

MAGALHAES, Hilda Gomes Dutra; BARBOSA, E.P.S . Letramento literário na alfabetização. In: SILVA, Wagner Rodrigues; MELO, Lívia Chaves de (Orgs.). Pesquisa & ensino de língua materna e literatura: diálogos entre formador e professor. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MANGUEL, Alberto. Com Borges. Trad. Priscila Catão. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018.

MAZAURIC. Le moi volatils de guerres perdues: A leitura, construção ou descontrução do sujeito? In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard. REZENDE, Neide Luzia de (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013, p. 89-102.

MELO, Márcio Araújo de; SILVA, Luiza Helena Oliveira da. O leitor atrapalhado e a formação docente. REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA, v. 2, 2018, p. 63-75.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, v. 11(9), 2006, 16-29.

PIGLIA, Ricardo. O último leitor. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

REIS, Naiane Vieira dos. Entre estudos, leituras, maternidade e trabalho: análise semiótica de histórias de vida de estudantes da área de Letras da UFT. 2020. 189f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.

REIS, Naiane Vieira dos; SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Modalização dos sujeitos no processo de formação de leitores: uma análise semiótica do gosto. Revista do GELNE, v. 2, p. 190-201, 2018.

REIS, Naiane Vieira dos; SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Lendo poesia na escola: análise de orientações para a leitura do gênero poema em material de formação continuada. In: SILVA, Norma Lucia da; ALMEIDA, Vasni de (Org.). Reflexões sobre ensino e formação de professores: Diálogos entre Educação Superior e Básica. Palmas: Nagô, 2011, p. 87-100.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e leitura na escola. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 99-112.

ROUXEL, Annie. Ousar ler a partir de si: desafios epistemológicos, éticos e didáticos da leitura subjetiva. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 35, 2018, p. 18-25.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013a, p. 17-34.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard. REZENDE, Neide Luzia de (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013b, p. 151-164.

ROUXEL, Annie. Apropriação singular das obras e cultura literária. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard. REZENDE, Neide Luzia de (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013c, p. 165-190.

ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor. Revista Criação & Crítica, n. 9, 2012, p. 13-24.

SARTRE, Jean-Paul. As palavras. Trad. J. Guinsburg. 4ª ed. São Paulo: Difusão Europeia do livro, 1970.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo de. O que pode o leitor? Entreletras, v. 6, n. 2, 2015, p. 120-132.

TATIT, Luiz. Questões do gosto no “Banquete” de Mário de Andrade. In: LANDOWSKI, Eric; FIORIN, José Luiz (Orgs). O gosto da gente, o gosto das coisas: abordagem semiótica. São Paulo: Educ, 1997, p. 47-60.

TAUVERON, Catherine. Direitos do texto e direitos dos jovens leitores: um equilíbrio instável. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard. REZENDE, Neide Luzia de (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013, p. 117-132.

Downloads

Publicado

2021-03-06

Como Citar

Reis, N. V. dos. (2021). FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS. EntreLetras, 11(3), 298–320. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320