LIBERDADE AINDA QUE TARDIA - A INSERÇÃO DA LITERATURA JUVENIL COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR O ENSINO DE HISTÓRIA

RELAÇÕES ENTRE A OBRA A VIAGEM PROIBIDA: NAS TRILHAS DO OURO (2013), DE MARY DEL PRIORE, E O LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA SOCIEDADE & CIDADANIA (2018) DE ALFREDO BOULOS JUNIOR

Autores/as

  • Fernanda Sacomori Candido Pedro Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Douglas Rafael Facchinello Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Margarida da Silveira Corsi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p153-171

Palabras clave:

literatura comparada; literatura juvenil; livro didático; romance histórico; ressignificações do passado

Resumen

Este artigo analisa comparativamente o evento histórico da Conjuração Mineira (1789) nas obras A Viagem Proibida: nas Trilhas do Ouro (2013), de Mary Del Priore, e História Sociedade & Cidadania (2018), de Alfredo Boulos Junior. O cotejo das duas obras, realizado a partir dos pressupostos de Hutcheon (1991), Burke (1992), Trouche (2006), Fleck (2017) e Bernd (1998), demonstra que a narrativa híbrida de história e ficção enseja outras formas de reflexão a respeito de fatos históricos e promove a conscientização do leitor.-

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Letras pelo Mestrado profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutoranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste (2020-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Professora da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6810-9895.

Douglas Rafael Facchinello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutorando em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste (2021-2025). Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Professor da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5216-8660.

Margarida da Silveira Corsi, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada de Língua e Literaturas de Língua Francesa da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Letras pela UNESP, Pós-Doutorado pela UNIOESTE/Université Lumière – Lyon 2. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5216-8660. 

Citas

BERND, Zila. Apresentação. In: BERND, Zilá. Escrituras Híbridas: estudos em literatura comparada interamericana (Org). Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, 1998.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ano: ensino fundamental: anos finais – 4. Ed. – São Paulo: FTD, 2018.

BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. 4. ed. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992. p. 7-38.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual; trad. Laura Sandroni. – 1. ed. – São Paulo: Global, 2017.

DEL PRIORE, Mary. A Viagem Proibida: nas Trilhas do Ouro, 1.ed. – São Paulo: Planeta, 2013.

FLECK, Gilmei. Francisco. O romance contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.

GENETTE, Gerard. Discurso da Narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins: Lisboa: Vega Universidade, 1979.

GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

KRISTEVA, Júlia. Introdução à semanálise. Trad. Lucia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

MENDEZ, Hugo Eliecer Dorado. Nuestro Bolívar: da heroificação à humanização da sua figura na ficção. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu. p. 99. 2021.

SACRAMENTO, José Antônio de Ávila. Duas humildosas considerações sobre a conjuração mineira. Disponível em: http://patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/100620090811_Conjuracao_Mineira_x_Inconfidencia_Mineira.pdf. Acesso em 30/09/2021.

SHARPE, James. A história vista de baixo. In. BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992, p. 39-62.

TROUCHE, André. América: história e ficção. Niterói, RJ: EdUFF, 2006. 156 p.

WAQUIL. Marina. Leivas. O boom latino-americano: recepção e tradução. In: Revista Translatio, n. 7 (2014), p 1-14. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/translatio/article/download/50907/31685. Acesso em 30/09/2021.

Publicado

2022-01-11

Cómo citar

Sacomori Candido Pedro, F., Rafael Facchinello, D., & da Silveira Corsi, M. . (2022). LIBERDADE AINDA QUE TARDIA - A INSERÇÃO DA LITERATURA JUVENIL COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR O ENSINO DE HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE A OBRA A VIAGEM PROIBIDA: NAS TRILHAS DO OURO (2013), DE MARY DEL PRIORE, E O LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA SOCIEDADE & CIDADANIA (2018) DE ALFREDO BOULOS JUNIOR. EntreLetras, 12(3), 153–171. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p153-171