LIBERTE MEME SI TARDIVE – L'INSERTION DE LA LITTERATURE DE JEUNESSE COMME POSSIBILITE DE DONNER UN NOUVEAU SENS A L'ENSEIGNEMENT DE L'HISTOIRE

LIBERTE MEME SI TARDIVE – L'INSERTION DE LA LITTERATURE DE JEUNESSE COMME POSSIBILITE DE DONNER UN NOUVEAU SENS A L'ENSEIGNEMENT DE L'HISTOIRE : RELATIONS ENTRE L'ŒUVRE A VIAGEM PROIBIDA: NAS TRILHAS DO OURO (2013) DE MARY DEL PRIORE ET LE MANUEL HISTORIA SOCIEDADE & CIDADANIA (2018) PAR ALFREDO BOULOS JUNIOR

Auteurs-es

  • Fernanda Sacomori Candido Pedro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Douglas Rafael Facchinello Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Margarida da Silveira Corsi Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p153-171

Mots-clés :

Littérature comparée ; Littérature de jeunesse ; manuel scolaire; Roman historique ; Resignifications du passé

Résumé

Cet article analyse comparativement l'événement historique de Conjuração Mineira (1789) dans les œuvres A Viagem Proibida: nas Trilhas do Ouro (2013), de Mary Del Priore et História Sociedade & Cidadania (2018), d'Alfredo Boulos Junior. La comparaison des deux œuvres, fondée sur les hypothèses de Hutcheon (1991), Burke (1992), Trouche (2006), Fleck (2017) et Bern (1998), démontre que le récit hybride de l'histoire et de la fiction donne lieu à d'autres formes de réflexion sur des faits historiques et sensibilise le lecteur.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Letras pelo Mestrado profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutoranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste (2020-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Professora da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6810-9895.

Douglas Rafael Facchinello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutorando em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste (2021-2025). Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Professor da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5216-8660.

Margarida da Silveira Corsi, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada de Língua e Literaturas de Língua Francesa da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Letras pela UNESP, Pós-Doutorado pela UNIOESTE/Université Lumière – Lyon 2. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5216-8660. 

Références

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Publié-e

2022-01-11

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Sacomori Candido Pedro, F., Rafael Facchinello, D., & da Silveira Corsi, M. . (2022). LIBERTE MEME SI TARDIVE – L’INSERTION DE LA LITTERATURE DE JEUNESSE COMME POSSIBILITE DE DONNER UN NOUVEAU SENS A L’ENSEIGNEMENT DE L’HISTOIRE: LIBERTE MEME SI TARDIVE – L’INSERTION DE LA LITTERATURE DE JEUNESSE COMME POSSIBILITE DE DONNER UN NOUVEAU SENS A L’ENSEIGNEMENT DE L’HISTOIRE : RELATIONS ENTRE L’ŒUVRE A VIAGEM PROIBIDA: NAS TRILHAS DO OURO (2013) DE MARY DEL PRIORE ET LE MANUEL HISTORIA SOCIEDADE & CIDADANIA (2018) PAR ALFREDO BOULOS JUNIOR. EntreLetras, 12(3), 153–171. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p153-171