A LETRA DE CANÇÃO COMO COMPONENTE DE UM COMPLEXO SEMIÓTICO
ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E UMA PROPOSTA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p92-110Palabras clave:
gêneros, canção, semiótica, complexo semióticoResumen
Partindo do pressuposto de que poemas e letras de canção habitam universos semióticos, práticas discursivas e sociais e esferas de comunicação diferentes, entre outras características, este artigo propõe abordagens teóricas e práticas para o trato didático-pedagógico das letras de canção, aproveitando-as em todas as suas possibilidades resultantes do diálogo que estabelecem com os elementos constitutivos dos gêneros da canção, como a melodia, a harmonia, o ritmo, o arranjo e o próprio estilo musical escolhido. Para tanto, estabelecemos algumas diferenças relevantes entre as duas manifestações e propomos uma análise de Cotidiano, composição de Chico Buarque, que reputamos modelar para a demonstração do diálogo intersemiótico entre os planos lírico e musical. As ideias aqui presentes se apoiam, em parte, em reflexões anteriores desenvolvidas em artigos de Conforte (2010; 2016; 2019) e Dolz & Schneuwly (1998/2016) e em obras de referência sobre o assunto, mas também de discussões pessoais realizadas entre os autores deste artigo, que, não obstante divergências pontuais, convergem no entendimento de que a abordagem didática da letra de canção não como um elemento isolado da canção de que faz parte, mas como parte do complexo semiótico que a canção constitui, é fundamental para a prática do professor em sala de aula.
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