SUPERANDO OS OBSTÁCULOS NA COMUNICAÇÃO ORAL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DE UM MINICURSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p148-167

Palabras clave:

exposição oral, obstáculos, minicurso, iniciação científica

Resumen

O presente trabalho buscou investigar de que forma uma intervenção realizada no âmbito de um minicurso sobre Comunicação Oral na Iniciação Científica pode contribuir para o desenvolvimento da expressão oral dos discentes. Tomamos como referencial teórico os estudos sobre o gênero exposição oral de Dolz et al (2004) e sobre o texto oral de Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Metodologicamente, a geração de dados foi feita mediante registros audiovisuais do minicurso, com o prévio consentimento dos participantes. A transcrição dos dados seguiu o modelo de transcrição multimodal das produções orais proposto por Dolz, Lima e Zani (2021). Os resultados apontam para a superação de alguns obstáculos em relação à produção do gênero exposição oral após as intervenções realizadas pela professora formadora no âmbito do minicurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Lima, UFPE

Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, Campus Agreste, e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFAPE. E-mail: ghlima.prof@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2434-361X

Leidiane Raimundo Cordeiro, UFPE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. E-mail: leidianeraimundo21@gmail.com; ORCID https://orcid.org/0000-0002-9457-5678

Leila Britto de Amorim Lima, UFAPE

Professora Adjunta na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. E-mail: lbalima.prof@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6267-4970

Citas

BUENO, Luiza. Gêneros orais: elementos linguísticos e não-linguísticos. São Paulo. Anais do I SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. São Paulo: USP, 2008.

DIONISIO, Angela. P. Análise da Conversação. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Cristina (orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. pp. 69-99. Vol.2.

DOLZ, Joaquim; ZANI, Juliana; LIMA, Gustavo. Representação teatral do gênero fábula: uma experiência de formação continuada no âmbito de um minicurso. In: MAGALHÃES, Tânia Guedes; BUENO, Luzia; COSTA-MACIEL, Débora Amorim. (org.). Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. São Paulo: Pontes Editores, 2021. p. 253-276.

DOLZ, Joaquim; LIMA, Gustavo, ZANI, Juliana B. Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura, v. 22, n. 52, p. 250-274, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5956. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5956. Acessado em: 15 fev. 2023.

DOLZ, J. Seminário 2015 – Palestra Prof. Joaquim Dolz (1/3). 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K68WLhIcSrc&t=13s. Acesso em: 13 dez. 2017. Acesso em 29/09/2020.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane. Former à enseigner la production écrite. Lille: Presses universitaires du Septentrion, 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. 3. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François; ZAHND, Gabrielle. A exposição oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. 3. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 183-211.

FELICIANO, Glenda Hilnara Meira; SILVA, Williany Miranda da. A oralidade formal: o seminário acadêmico e suas estratégias didático- discursivas. In: Carmen Verônica de A. R. Nóbrega [et al] (Orgs.) Educação linguística e literária: discursos, políticas e práticas. Campina Grande: UFCG, 2016, p. 35-54.

FISCHER, Adriana. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Acta Sci. Lang. Cult. Maringá, v. 30, n. 2, p. 177-187, 2008. Acesso 13 de novembro de 2022. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/2334

GALINDO, Cínthia Henrique. A exposição oral na apresentação do trabalho de conclusão do fundamental (TCF) : o slide como apoio à oralidade. 2018. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.

MAGALHÃES, Tânia Guedes; CASTRO, Joaquim Junior da Silva; NEVES, Clara Lage de Lima. Revisão sobre oralidade no contexto acadêmico de formação docente: quais práticas e gêneros?. In: FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio; MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva (Orgs). Conhecimentos em cadeias dialógicas de enunciados: Linguagem, infâncias e educação nas produções de um grupo de pesquisa em Ciências Humanas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p. 162-186.

MASSI, Luciana, QUEIROZ, Salete Linhares. A perspectiva brasileira da iniciação científica: desenvolvimento e abrangência dos programas nacionais e pesquisas acadêmicas sobre a temática. In: MASSI, Luciana, QUEIROZ, Salete Linhares. (orgs). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 37-64.

MEIRA, Glenda Hilnara Feliciano; SILVA, Williany Miranda da. Seminário acadêmico, mais que um gênero: um evento comunicativo. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, p. 1-14, 2013.

MELO, Cristina Teixeira Vieira de; CAVALCANTE, Marianne Bezerra. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (orgs). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 75-93.

MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho. A exposição oral no universo acadêmico. Anais do SILEL. Volume 2, Número 2. Uberlândia: EDUFU, p. 1-9, 2011.

ROSA, Ester Calland de Sousa e BESERRA, Normanda da Silva. Pesquisa Escolar, Projetos Didáticos e Gêneros Textuais: uma aproximação possível. In: LEAL, Telma Ferraz e SILVA, Alexsandro. (orgs.). Recursos didáticos e ensino de Língua Portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: Editora CRV, 2011. pp. 173-191.

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras, v. 6, p. 24-48, 2013.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2014.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

ZANI, Juliana Bacan. A comunicação oral em eventos científicos: uma proposta de modelização para a elaboração de sequências didáticas. Tese (Doutorado em Educação) de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2018. 303 f.

Publicado

2023-05-18

Cómo citar

Lima, G., Cordeiro, L. R., & Lima, L. B. de A. (2023). SUPERANDO OS OBSTÁCULOS NA COMUNICAÇÃO ORAL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DE UM MINICURSO. EntreLetras, 14(1), 148–167. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p148-167