SUPERANDO OS OBSTÁCULOS NA COMUNICAÇÃO ORAL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DE UM MINICURSO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p148-167Palavras-chave:
exposição oral, obstáculos, minicurso, iniciação científicaResumo
O presente trabalho buscou investigar de que forma uma intervenção realizada no âmbito de um minicurso sobre Comunicação Oral na Iniciação Científica pode contribuir para o desenvolvimento da expressão oral dos discentes. Tomamos como referencial teórico os estudos sobre o gênero exposição oral de Dolz et al (2004) e sobre o texto oral de Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Metodologicamente, a geração de dados foi feita mediante registros audiovisuais do minicurso, com o prévio consentimento dos participantes. A transcrição dos dados seguiu o modelo de transcrição multimodal das produções orais proposto por Dolz, Lima e Zani (2021). Os resultados apontam para a superação de alguns obstáculos em relação à produção do gênero exposição oral após as intervenções realizadas pela professora formadora no âmbito do minicurso.
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