O CONTO “DESENREDO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA COMO UM EXERCÍCIO DE LEITURA LITERÁRIA, NO ENSINO MÉDIO, DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p135-146Palabras clave:
Leitura literária; Oficina literária; Livro didático; Guimarães Rosa.Resumen
O artigo tem como mote um exercício de leitura sob a forma de oficina literária, no nível médio, da educação básica. Assim, almeja-se uma aproximação do discente para com o universo de criação de Guimarães Rosa, por vezes, considerado como um autor hermético e, por conta dessa característica, ainda pouco explorado nessa etapa do ensino. Para isso, o corpus escolhido foi o conto Desenredo e a metodologia desenvolvida deu-se em torno do resgate de alguns tipos de leitura bem como execução de atividades um pouco além de questões de compreensão/interpretação textual. Logo, os resultados esperados, após o desenvolvimento e consequente conclusão de tais atividades reverberam em uma análise da relevância da escrita Roseana presente nos livros didáticos e de como esse recurso impresso pode ser utilizado enquanto ferramenta complementar no que tange à construção de um olhar literária.
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