O CONTO “DESENREDO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA COMO UM EXERCÍCIO DE LEITURA LITERÁRIA, NO ENSINO MÉDIO, DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p135-146

Palavras-chave:

Leitura literária; Oficina literária; Livro didático; Guimarães Rosa.

Resumo

O artigo tem como mote um exercício de leitura sob a forma de oficina literária, no nível médio, da educação básica. Assim, almeja-se uma aproximação do discente para com o universo de criação de Guimarães Rosa, por vezes, considerado como um autor hermético e, por conta dessa característica, ainda pouco explorado nessa etapa do ensino. Para isso, o corpus escolhido foi o conto Desenredo e a metodologia desenvolvida deu-se em torno do resgate de alguns tipos de leitura bem como execução de atividades um pouco além de questões de compreensão/interpretação textual. Logo, os resultados esperados, após o desenvolvimento e consequente conclusão de tais atividades reverberam em uma análise da relevância da escrita Roseana presente nos livros didáticos e de como esse recurso impresso pode ser utilizado enquanto ferramenta complementar no que tange à construção de um olhar literária.

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Mourão, M. A. (2023). O CONTO “DESENREDO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA COMO UM EXERCÍCIO DE LEITURA LITERÁRIA, NO ENSINO MÉDIO, DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EntreLetras, 14(3), 135–146. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p135-146

Edição

Seção

DOSSIÊ: ROSA PARA ALÉM DAS BORDAS - v. 14, n. 3, 2023