ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO A MIGRANTES E REFUGIADOS EM RORAIMA

Autores/as

Palabras clave:

migrantes, português, aprendizagem, escrita, cultura

Resumen

Os migrantes não enfrentam problemas apenas com o desemprego, mas também com o idioma local. Aprender o Português gera oportunidades de exercerem sua cidadania. Com poucas chances de trabalho, diante do impacto de não saberem o português, surge esta proposta de identificar e analisar necessidades de aprendizagem em um Projeto de Extensão da UERR[1], com análises qualitativas, quantitativas e uma Pesquisa-Ação. Conclui-se que a maior preocupação é desenvolver um melhor desempenho profissional aperfeiçoando a escrita, e são fundamentais atividades culturais dialogando com a cultura dos alunos.

 

[1] Projeto de Extensão – Português: Língua e Cultura, da Universidade Estadual de Roraima. 

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Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Moreth de Santana, M. (2024). ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO A MIGRANTES E REFUGIADOS EM RORAIMA. EntreLetras, 15(1), 189–205. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/17667

Número

Sección

DOSSIÊ: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E CONEXÕES, LINGUAGEM, DISCURSO E ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS - v. 15, n. 1, 2024