O ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERIFERIA NO NORTE DO MATO GROSSO

QUE HISTÓRIAS DESENHAM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Autores/as

Palabras clave:

Pesquisa narrativa, Narrativas visuais, Ensino de Inglês, Escola de periferia

Resumen

Neste trabalho, discutimos o ensino de inglês nas periferias de Sinop (MT). Buscamos compreender a experiência de ensinar o idioma em escolas públicas de periferia a partir da perspectiva de três professoras. Mobilizamos estudos acerca do papel do inglês na sociedade contemporânea e ensino de inglês na escola pública. Adotamos abordagem narrativo-visual solicitando às professoras que representassem suas atuações na forma de desenhos. A análise desse material se vale de perspectiva holística com foco no conteúdo. As narrativas visuais ilustram desafios enfrentados pelas professoras, como a falta de interesse no inglês e dificuldade em conciliar trabalho e estudo dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGRA, Christiane Batinga; IFA, Sérgio. Ensino de Inglês para crianças nas séries iniciais do ensino público à luz dos multiletramentos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 34, n. 1, p. 28-47, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/39036 Acesso em: 15 jun. 2024.

ASSIS-PETERSON, Ana Antônia; COX, Maria Inês Pagliarini. Inglês em tempos de globalização: para além de bem e mal. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 5, n. 1, p. 5-14, 2007. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/5616. Acesso em: 15 jun. 2024.

ASSIS-PETERSON, Ana Antônia; SILVA, Eladyr Maria Norberto. Os primeiros anos de uma professora de inglês na escola pública: tarefa nada fácil. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 357-394, 2011. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15398. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15398. Acesso em: 15 jun. 2024.

BACH, Hedy. Composing a visual narrative inquiry. In: CLANDININ, D. Jean (Org.). Handbook of narrative inquiry: mapping a methodology. Thousand Oaks, CA: Sage, 2007, p. 280-307.

BENGEZEN, Viviane C. Inglês na escola pública: experiências com tecnologias digitais, inclusão, autoria docente e discente. Revista Prolíngua, João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 129-140, 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.42063. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/42063. Acesso em: 15 jun. 2024.

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis. English remote teaching in drawings: stories of teacher resilience in Brazilian state schools. In: KALAJA, Paula; MELO-PFEIFER, Sílvia (Org.). Visualising students and teachers as multilinguals: advancing social justice in education. Bristol, UK: Multingual Matters, no prelo.

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis. Imagining second language teaching in Brazil: what stories do student teachers draw? In: KALAJA, Paula; MELO-PFEIFER, Sílvia (Org.). Visualising multingual lives: more than words. Bristol, UK: Multingual Matters, 2019, p. 197-213.

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis. O papel do PIBID na identificação de licenciandos com a docência. In: BRANDÃO, Ana. Carolina de Laurentiis; SOUZA, Shirlene Rohr (Org.). O PIBID na UNEMAT: relatos e reflexões de formadores, professores e licenciandos – Vol I. Cáceres: Editora UNEMAT, 2023, p. 14-31.

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis; OLIVEIRA, Vanesa Aparecida de; SANTOS, Geralda Pereira. A pesquisa narrativa visual e o estudo da identidade do professor de língua inglesa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 62, n. 2, p. 289-306, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/01031813v62220238670196. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/9CsXv74GPGx7Xgv47FPLFWM/#. Acesso em: 15 jun. 2024.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 02 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, entre outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro- 2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 02 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 02 nov. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: SEB/MEC, 2006. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/profs/reinildes/dados/arquivos/ocem.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023.

BRITISH COUNCIL. Políticas públicas para o ensino de inglês: um panorama das experiências na rede pública brasileira. São Paulo, SP: British Council Brasil, 2019. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/bncc_portuguesbx.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023.

BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na educação pública brasileira: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. São Paulo, SP: British Council Brasil, 2015. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf. Acesso em 02 nov. 2023.

CALTABIANO, Maria Aparecida; VIAN JR, Orlando. O Inglês como língua global e seu papel na educação continuada de professores. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. XXXVII, p. 118-138, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36657. Acesso em: 15 jun. 2024.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Perguntas ainda sem respostas na formação de professores de línguas. In: GIMENEZ, Telma; MONTEIRO, Maria Cristina Góes (Org.). Formação de professores de línguas na América Latina e transformação social. Campinas: Pontes, 2010, p. 57-67.

CLANDININ, D. JEAN. Engaging in narrative inquiry. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2013.

DAVEL, Marcos Alede Nunes. Representações sobre o ensino de inglês por parte dos professores de Língua Inglesa em colégios da rede estadual de Curitiba. Revista Alpha, Patos de Minas, n. 16, p. 294-308, 2015. Disponível em: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/4821. Acesso em: 15 jun. 2024.

FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

GIMENEZ, Telma. Renomeando o Inglês e formando professores de uma língua global. Estudos linguísticos e literários, Salvador, n. 52, p.73-93, 2015. DOI: https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i52.15464. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/15464. Acesso em: 15 jun. 2024.

GIMENEZ, Telma. O inglês não é língua estrangeira. Boletim NAPdate, Londrina, n. 7, p. 1-4, 1999.

GUIMARÃES, Eduardo. Periferia. ENDICI – Enciclopédia Discursiva da Cidade. Laboratório de Estudos Urbanos, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/endici/index.php?r=verbete%2Fview&id=105. Acesso em: 02 nov. 2023.

JAMES, Gwyneth; BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis. ELT teachers' stories of resilience. British Council ELT Research Papers 19.06, 2019, p.1-32. Disponível em: https://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/K074_ELT%20Teachers%20Stories%20of%20Resilience_FINAL%20web.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023.

KALAJA, Paula; DUFVA, Hannele; ALANEN, Riikka. Experimenting with visual narratives. In: BARKHUIZEN, Gary (Org.). Narrative research in applied linguistics. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2013, p. 105-131.

LIEBLICH, Amia; TUVAL-MASHIACH, Rivka; ZILBER, Tamar. Narrative research: reading, analysis and interpretation. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.

LIRA, Edvaldo Santos; MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino Araújo. Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 19, n. 2, p. 231-254, 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/32851. Acesso em: 15 jun. 2024.

MEGALE, Antonieta; LIBERALI, Fernanda. Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada. Revista Raído, Dourados, v. 10, n. 23, p. 9-24, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6021. Acesso em: 15 jun. 2024.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Inglês e globalização em uma epistemologia de fronteira: ideologia lingüística para tempos híbridos. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 24, p. 309-340, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000200006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28316. Acesso em: 15 jun. 2024.

NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira. Pibid Inglês: formação inicial de professores e letramentos - outros sentidos para English Everywhere. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 579-602, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201913580. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/jBGtQkVmwWQDKWrhjJBjz6C/abstract/?lang=pt&format=html. Acesso em: 15 jun. 2024.

ORTIZ, Renato. As ciências sociais e o inglês. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 19, p. 5-22, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092004000100001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/G8M8rscRm6ttFVSsgrhdPNf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2024.

RAJAGOPALAN, Kanavillil; RAJAGOPALAN, Cristina. The English language in Brazil - a boon or a bane? In: BRAINE, George (Org.). Teaching English to the world: history, curriculum and practice. New York: Routledge, 2005, p. 1-10.

RAMOS, Samantha Gonçalves Mancini; RIBEIRO, Michelli de Assis. Autoestudo de inglês no Ensino Médio: protótipo de ensino para inclusão de alunos afastados das aulas. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, p. 1-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14144. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14144. Acesso em: 15 jun. 2024.

ROSA, Gabriela da Costa; DUBOC, Ana Paula; SIQUEIRA, Sávio. Inglês como Língua Franca (ILF) em campo: reflexos e refrações na BNCC. Perspectiva, Florianópolis, v. 41, n. 1, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92461. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/92461. Acesso em: 15 jun. 2024.

SALLES, Michele Ribeiro; GIMENEZ, Telma. Ensino de inglês como língua franca: uma reflexão. Revista BELT, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 26-33, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/belt/article/view/7267/5233. Acesso em: 15 jun. 2024.

TONIN, Josiane Prescendo. Na escola regular se aprende inglês: uma experiência com rap na escola pública. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 6, n. 2, p. 85-90, 2019. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/617. Acesso em: 15 jun. 2024.

URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio de. Educando para transgredir: reflexões sobre o ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 51, p. 77-97, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/jy6HFM97DcT7X8yLfxjSCjS/. Acesso em: 15 jun. 2024.

WEBER, Sandra. Using visual images in research. In: KNOWLES, J. Gary.; COLE, Adra L. (Org.). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. London: Sage, 2008, p. 41–53.

Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Brandão, A. C. de L., & Aparecida de Oliveira, V. (2024). O ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERIFERIA NO NORTE DO MATO GROSSO: QUE HISTÓRIAS DESENHAM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA?. EntreLetras, 15(1), 269–291. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/18123

Número

Sección

DOSSIÊ: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E CONEXÕES, LINGUAGEM, DISCURSO E ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS - v. 15, n. 1, 2024