“NINGUÉM MANDA O PAI DELA SER UM BAITA DE UM HIPÓCRITA”

A CONSTRUÇÃO DE REPREENSÃO “NINGUÉM MANDA X” ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA EM SITES INFORMAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19542

Palabras clave:

linguística cognitiva, construção gramatical, repreensão

Resumen

Este trabalho investiga a construção de repreensão “Ninguém manda X”, em que X é um sintagma oracional com verbo no infinitivo. Fundamentado na Gramática de Construções (Goldberg, 1995; Pinheiro, 2016) e Avaliatividade (Vian Jr, 2009), analisa de forma empírica 35 ocorrências extraídas dos sites Blogspot e Wordpress. Os objetivos incluem: descrever a configuração sintática; mapear os alvos; e discutir avaliações. A configuração sintática mais comum é “Ninguém manda + VInf ligação + predicativo” (22,85%), predominando repreensões ao gênero masculino. O Julgamento de Capacidade Negativa prevaleceu, confirmando a desaprovação. A construção opera como recurso não composicional para repreensão no Português Brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Reis Rachid, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Educação Básica.

Gabriela da Silva Pires, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Tem doutorado (2016) e mestrado (2011) em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa de Linguística Cognitiva. Na UFV, atua no ensino de língua materna, estudos linguísticos e sintaxe. Tem desenvolvido pesquisas em Gramática das Construções, com enfoque em construções concessivas e de repreensão em Português Brasileiro.

Citas

CRUZ, Osilene Maria de Sá e Silva da. Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 205-234, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445064903986853646. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38993. Acesso em: 28 dez. 2024.

DUBOIS, Jean et al. Dicionário de Linguística. Trad. Frederico Pessoa de Barros [et al]. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2014.

FERRARI, Lilian. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.

FERREIRA, Juliana Regina Cardoso. Abordagem sociocognitiva da Construção de Repreensão “Ninguém mandou x” a partir de websites: processos de (re)construção do significado. Orientadora: Gabriela da Silva Pires (Relatório de Iniciação Científica PIBIC/SICOOB UFVCredi2021-2022) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2022.

GOLDBERG, Adele. Constructions: a construction grammar approach to argument structure. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

GOLDBERG, Adele. Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: The Oxford University Press, 2006.

MARTELOTTA, Mário Eduardo; PALOMANES, Roza. Linguística Cognitiva. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

MARTIN, James; WHITE, Peter. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

OLIVEIRA, Derli Machado. O Sistema de Avaliatividade: Aspectos teóricos e práticos. Revista Fórum Identidades, [S. l.], v.15, n.15, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/3037. Acesso em: 07 jun. 2025.

PINHEIRO, Diogo. Um modelo gramatical para a linguística funcional-cognitiva: da Gramática de Construções para a Gramática de Construções Baseada no Uso. In: ALVARO, Patrícia Teles; FERRARI, Lilian (Orgs.). Linguística Cognitiva: dos bastidores da cognição à linguagem. Campos: Brasil Multicultural, 2016.

POGGIAN, Bárbara Pessanha; PIRES, Gabriela da Silva. “Quem mandou me convidar?”: uma abordagem sociocognitiva da construção de repreensão. Revista Letras Escreve, Macapá, v. 11, n. 1, 1º sem., 2021. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/letras. Acesso: 13 mai. 2025.

SALOMÃO, Maria Margarida Martins. Gramática das Construções: a questão da integração entre sintaxe e léxico. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 6, n. 1, p. 63-74, jan/jun. 2002. Disponível em: Acesso em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25296. 07 jun. 2025.

SOUZA, André Luiz. Linguística Cognitiva: uma breve introdução. In: HERMOUNT, Arabie Bezri; ESPÍRITO SANTO, Rosana Silva do; CAVALCANTE, Sandra Maria Silva (Orgs.). Linguagem e Cognição: diferentes perspectivas, de cada um olhar. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2010. p. 63-84.

VIAN JR, Orlando. O sistema de avaliatividade e os recursos para gradação em Língua Portuguesa: questões terminológicas e de instanciação. DELTA: Documentação e Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 25, p. 99-129, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502009000100004. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28207. Acesso em: 28 dez. 2024.

Publicado

2025-07-21

Cómo citar

Rachid, M. R., & Pires, G. da S. (2025). “NINGUÉM MANDA O PAI DELA SER UM BAITA DE UM HIPÓCRITA”: A CONSTRUÇÃO DE REPREENSÃO “NINGUÉM MANDA X” ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA EM SITES INFORMAIS. EntreLetras, 16(1), 187–212. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19542

Número

Sección

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025