A CONSTRUÇÃO “BE LIKE” COMO INTERAÇÃO FICTIVA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19597

Mots-clés :

be like, mudança linguística, abordagem cognitivo-funcional

Résumé

A construção “be like” (ser como), usada para introduzir discurso direto, tem sido investigada sob perspectiva sociolinguística, como comum entre jovens. Este estudo, em abordagem cognitivo-funcional, visa examinar essa construção como marcador de interação fictiva. Para tanto, analisa, conforme variáveis mórficas e semântico-discursivas, dados do século XX e XXI, do Corpus COCA. Os resultados revelam aumento da frequência de uso no século XXI, especialmente na fala, predominantemente em primeira pessoa, no pretérito e expressando pensamentos. Tais dados sugerem que esta construção não apenas reflete uma mudança na forma de citar, mas também revela nuances na expressão de pensamentos e emoções.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Camila Neiva Leite de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2023), em que atuou como revisora de normatização na EdUece e Biblioteca Central. Professora de Inglês, interessa-se por descrição da língua inglesa em abordagem cognitivo-funcional. Faz parte do grupo Pesquisas em Análise Linguística e Cognição - PALCO (UFC/CNPq), em que desenvolve pesquisas na área.

Maria Claudete Lima, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, onde atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Graduada em Letras, português-inglês pela UECE. Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Fez estágio pós-doutoral na Mackenzie, sob supervisão de Maria Helena de Moura Neves (2019/2020). Tem experiência na área de Descrição do Português, com ênfase em Morfossintaxe, especificamente, na categoria de voz (média, passiva, impessoal), estudada na perspectiva cognitivo-funcional. Faz parte do GEF - Grupo de Estudos em Funcionalismo e lidera o grupo PALCO - Pesquisas em Análise Linguística e Cognição. É editora da Entrepalavras, revista de linguística da UFC (www.entrepalavras.ufc.br/revista).

Références

BARBIERI, Federica. Quotative Use in American English: A Corpus-Based, Cross-Register Comparison. Journal of English Linguistics, Arizona , v. 33, n. 3, p. 222-256, 2005. DOI: 10.1177/0075424205282667 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249700171_Quotative_Use_in_American_EnglishA_Corpus-Based_Cross-Register_Comparison. Acesso em: 01 de fevereiro de 2025.

BLYTH, Carl Jr., RECKTENWALD, Sigrid; WANG, Jenny. I'm like, 'Say what?!': A new quotative in American oral narrative. American Speech. v. 65, n. 3, p. 215-227, 1990. DOI: https://doi.org/10.2307/455910 Disponível em: https://www.jstor.org/stable/455910. Acesso em: 01 de fevereiro de 2025.

BUCHSTALLER, Isabelle. Quotatives: New Trends and Sociolinguistic Implications. Oxford: Wiley-Blackwell, 2014.

D’ARCY, Alexandra. The diachrony of quotation: Evidence from New Zealand English. Language Variation and Change. Inglaterra, v. 24, n. 3, p. 343-369, 2012. DOI: 10.1017/S0954394512000166 Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-variation-and-change/article/abs/diachrony-of-quotation-evidence-from-new-zealand-english/6A0FD8DABE133806EE3EA73A703C06A6. Acesso em: 03 de fevereiro de 2025.

DENG, Delin. “She’s Like Why You Speak English While Dreaming?”: A Corpus-Based Study of Quotative Markers Used by Chinese Speakers of L2 English. Languages, Gainesville, v. 8, n. 1, p. 51, 2023. DOI: 10.3390/languages8010051 Disponível em: https://www.mdpi.com/2226-471X/8/1/51. Acesso em: 03 de fevereiro de 2025.

DEUBER, Dagmar; HÄNSEL, Eva Canan; WESTPHAL, Michael. Quotative be like in Trinidadian English. World Englishes, Münster, v. 40, n. 3, p. 436-458, 2021. DOI: 10.1111/weng.12465 Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/weng.12465. Acesso em: 03 de fevereiro de 2025.

JARDINE, Katelyn. He’s Like, “My Nan Loves That Naan Bread”: Quotative Be+Like and Mimetic Performance Among Migrants to St. John’s NL. 2022. 94 páginas. Tese (Mestre em Artes) - Escola de Estudos de Pós graduação Departamento de Linguística, Universidade Memorial de Newfoundland, Canadá, 2022.

KAMBON, Obadelé Bakari; DUAH, Reginald Akuoko. Non-african linguists be like, “this is a new way to quote!. Ghana Journal of Linguistics, Ghana, v. 6, n. 2, p. 85-115, 2017. DOI: 10.4314/gjl.v6i2.5 Disponível em: https://www.ajol.info/index.php/gjl/article/view/164004. Acesso em: 03 de fevereiro de 2025.

LANGACKER, Ronald Wayne. Foundations of Cognitive Grammar. Volume I: Theoretical Prerequisites. Stanford: Stanford University Press, 1987.

LANGACKER, Ronald Wayne. Cognitive grammar: a basic introduction. Oxford university press, 2008.

LANGACKER, Ronald Wayne. Ten lectures on the elaboration of cognitive grammar. Leiden/Boston: Brill, 2017.

MEEHAN, Teresa. It’s like, ‘what’s happening in the evolution of like?’: A theory of grammaticalization. Kansas Working Papers in Linguistics. Lawrence, v. 16: 37–51, 1991.

DOI: 10.17161/KWPL.1808.423 Disponível em: https://journals.ku.edu/kwpl/article/view/17306. Acesso em: 03 de fevereiro de 2025.

PASCUAL, Esther. Imaginary trialogues: conceptual blending and fictive interaction in Criminal Courts, Amsterdam, Landelijke Onderzoekschool Taalwetenschap, 2002.

PASCUAL, Esther. Fictive interaction within the sentence: a communicative type of fictivity in grammar. Cognitive Linguistics. Birmingham, v. 17, n. 2, p. 245-267, 2006. DOI: 10.1515/COG.2006.006 Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/COG.2006.006/html. Acesso em: 03 de fevereiro de 2025.

RAUŠOVÁ, Veronika. Discourse-pragmatic functions of like in spoken discourse. 2023. Tese (Doutorado em filologia e ensino da língua inglesa). - Faculdade de filosofia e Instituto de língua Inglesa e Didática, Universidade Carolina, Praga, 2023.

TAGLIAMONTE, Sali, D'ARCY, Alex. When people say, "I was like …" The quotative system in Canadian youth. Working Papers in Linguistics. v. 10, n. 2 (Selected Papers from NWAVE 32): 257–272.

TALMY, Leonard. Toward a cognitive semantics. London: MIT, 2003.

VANDELANOTTE, Lieven. Be like and friends: Grammar, figuration and subjectivity. Séminaire du LERMA. Anais... Aix Maiselle Université: LERMA, 2018. Disponível em: https://lerma.univ-amu.fr/wp-content/uploads/2020/11/Abstract-Vandelanotte-25052018.pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.

VANDELANOTTE, Lieven. (Non-)quoting and subjectivity in online discourse. Revue électronique d’études sur le monde anglophone. Marselha, v. 17, n. 2, 2020. DOI: 10.4000/erea.9782 Disponível em: http://journals.openedition.org/erea/9782. Acesso em: 17 dez. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-21

Comment citer

Oliveira, C. N. L. de, & Lima, M. C. (2025). A CONSTRUÇÃO “BE LIKE” COMO INTERAÇÃO FICTIVA. EntreLetras, 16(1), 117–138. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19597

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025