O ENSINO LITERÁRIO E LINGUÍSTICO SOB A PERSPECTIVA DO PIBID
Palabras clave:
PIBID, estudos literários, estudos linguísticosResumen
O presente texto aborda reflexões sobre as perspectivas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID aos alunos-mestres que o integram e o executam através de atividades pedagógicas no ensino literário e linguístico em escolas da educação básica. Olha-se essa investigação pela sustentação teórica nos contextos literário e linguístico. Pelo literário, apoiado em Magda Soares (1999); Tzvetan Todorov (2009); Antoine Compagnon (1999; 2009); Rildo Cosson (2007) e Ângela Kleiman (2014). Pelo linguístico, assentado nos discursos de Eni Orlandi (1999); e Carlos Faraco (2009) pelas questões dialógicas do Círculo de Bakhtin. A justificativa do estudo pautou-se na problematização de se saber quais as experiências pedagógicas que o PIBID oportuniza aos alunos-mestres durante os estudos de sua formação inicial e, quais saberes subsidiam a realização de atividades nos estudos literários e linguísticos. Diante do exposto, este artigo centraliza sua discussão na percepção de que os saberes literários e linguísticos adquiridos por meio do PIBID funcionam como ferramenta de suporte pedagógico aos alunos-mestres em sua formação inicial e, por conseguinte, à atuação no exercício da docência no ensino básico.
Descargas
Citas
BRANQUINHO FILHO. Orestes. Contrato Suicida. In: AUTORES ASSOCIADOS. Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2014. Guripi: Editora Veloso, 2014.
BRASIL/MEC. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Decreto7219_de24jun2010_Pibid.pdf. Acesso em: 03/06/2016.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. – 1. ed. 1ª impressão. – São Paulo: Contexto, 2007.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
KLEIMAN. Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. – São Paulo: Contexto, 2008.
LOCATELLI, Cleomar. CASTRO, Jhon Weiner de. PASSOS, Vânia Maria de Araújo. PIBID da UFT: o desafio de formar professores. Palmas. Nagô Editora, 2014.
NEITZEL, Adair de Aguiar Neitzel. FERREIRA, Valéria Silva Ferreira. COSTA, Denise. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. especial, p. 98-121, 2013.
NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, Aracy Alves. BRANDÃO, Heliana Maria Brina. MACHADO, Maria Zélia Versiani (Organizadoras). A escolarização da leitura literária. – Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
TOCANTINS. Proposta Curricular Ensino Médio - Versão Preliminar. Palmas: Seduc, 2009.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Moreira. – 3. ed. – Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.