O ENSINO LITERÁRIO E LINGUÍSTICO SOB A PERSPECTIVA DO PIBID

Auteurs-es

  • Rubens Martins da Silva Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS/Secretaria de Educação Básica do Tocantins
  • Rubens Martins da Silva Universidade Federal do Tocantins

Mots-clés :

PIBID, estudos literários, estudos linguísticos

Résumé

O presente texto aborda reflexões sobre as perspectivas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID aos alunos-mestres que o integram e o executam através de atividades pedagógicas no ensino literário e linguístico em escolas da educação básica. Olha-se essa investigação pela sustentação teórica nos contextos literário e linguístico. Pelo literário, apoiado em Magda Soares (1999); Tzvetan Todorov (2009); Antoine Compagnon (1999; 2009); Rildo Cosson (2007) e Ângela Kleiman (2014). Pelo linguístico, assentado nos discursos de Eni Orlandi (1999); e Carlos Faraco (2009) pelas questões dialógicas do Círculo de Bakhtin. A justificativa do estudo pautou-se na problematização de se saber quais as experiências pedagógicas que o PIBID oportuniza aos alunos-mestres durante os estudos de sua formação inicial e, quais saberes subsidiam a realização de atividades nos estudos literários e linguísticos. Diante do exposto, este artigo centraliza sua discussão na percepção de que os saberes literários e linguísticos adquiridos por meio do PIBID funcionam como ferramenta de suporte pedagógico aos alunos-mestres em sua formação inicial e, por conseguinte, à atuação no exercício da docência no ensino básico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rubens Martins da Silva, Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS/Secretaria de Educação Básica do Tocantins

Doutorando pelo PPGL – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura da UFT – Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína. Professor da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS e, também da Secretaria de Educação Básica do Tocantins, lotado no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína-TO

Références

BRANQUINHO FILHO. Orestes. Contrato Suicida. In: AUTORES ASSOCIADOS. Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2014. Guripi: Editora Veloso, 2014.

BRASIL/MEC. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Decreto7219_de24jun2010_Pibid.pdf. Acesso em: 03/06/2016.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. – 1. ed. 1ª impressão. – São Paulo: Contexto, 2007.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

KLEIMAN. Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. – São Paulo: Contexto, 2008.

LOCATELLI, Cleomar. CASTRO, Jhon Weiner de. PASSOS, Vânia Maria de Araújo. PIBID da UFT: o desafio de formar professores. Palmas. Nagô Editora, 2014.

NEITZEL, Adair de Aguiar Neitzel. FERREIRA, Valéria Silva Ferreira. COSTA, Denise. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. especial, p. 98-121, 2013.

NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, Aracy Alves. BRANDÃO, Heliana Maria Brina. MACHADO, Maria Zélia Versiani (Organizadoras). A escolarização da leitura literária. – Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TOCANTINS. Proposta Curricular Ensino Médio - Versão Preliminar. Palmas: Seduc, 2009.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Moreira. – 3. ed. – Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2016-10-04

Comment citer

Silva, R. M. da, & Silva, R. M. da. (2016). O ENSINO LITERÁRIO E LINGUÍSTICO SOB A PERSPECTIVA DO PIBID. EntreLetras, 6(2), 16–27. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2726