A IMPORTÂNCIA DE SER PROFESSOR LEITOR: UMA ANÁLISE DO ROMANCE A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ, DE ANTONIO G. ITURBE

Autores/as

  • Antonio Adailton Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Antonio Adailton Silva SEDUC-TO

Palabras clave:

Professor leitor, Ensino de literatura, A bibliotecária de Auschwitz, Formação de leitores

Resumen

O artigo discute o gesto de ler do professor de literatura como importante fator de sucesso tendo em vista o trabalho de mediação para a formação de leitores. É analisada a obra A bibliotecária de Auschwitz, na qual uma biblioteca clandestina, com exíguos e deteriorados oito livros físicos e com alguns professores que atuam como pessoas-livro, é usada para educar cerca de 500 crianças. O caso foi escolhido para exemplificar que, no ensino de literatura, é mister ao professor não apenas indicar obras, mas conhecer pormenores, assim como ter clareza sobre categorias de análise que possam catalisar produções por parte dos alunos como forma de incorporação do objeto literário. Não conhecer a obra pode se desdobrar em mediação frustradora. O conhecimento bem elaborado da obra, aliado à capacidade de abordá-la com entusiasmo, é valioso para estimular os alunos, e criar um ambiente propício para fruição e formação de leitores.

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Biografía del autor/a

Antonio Adailton Silva, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Doutorando em Ensino de Língua e Literatura pela UFT.

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Publicado

2016-10-04

Cómo citar

Silva, A. A., & Silva, A. A. (2016). A IMPORTÂNCIA DE SER PROFESSOR LEITOR: UMA ANÁLISE DO ROMANCE A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ, DE ANTONIO G. ITURBE. EntreLetras, 6(2), 59–71. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2730