PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
Palabras clave:
Normatividade, Língua Materna, GramáticaResumen
A presente pesquisa busca realizar análise comparativa acerca do emprego da vírgula sob o viés das gramáticas normativas no intuito de averiguar as concepções dos autores sobre o ensino da normatividade gramatical, aqui nos detendo ao ensino da vírgula, sob a égide das gramáticas tradicionais. Para realização desta pesquisa, foi usado o método bibliográfico de caráter descritivo, uma vez que a mesma está sendo desenvolvida a partir de teorias já existentes. Para dar sustentação à pesquisa foi levantado um referencial teórico bastante consolidados que tem como elemento de discussão, a normatividade gramatical, como: Ali (1966) Almeida (1986), Lima (2005), Cunha (2009), autores que discutem o uso da vírgula sob a ótica da normatividade. entre outros que subsidiarão às ideias abordadas.
Descargas
Citas
ALI M. Said. Gramática Elementar da Língua Portuguesa. 9ª ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1966.
___________. Gramática Secundária e Gramática Histórica da Língua Portuguesa. 3ª ed. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1964.
ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1986.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. Ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
___________. Gramática escolar da língua portuguesa. 1ª ed. 4ª reimpr. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
CUNHA. Celso. Gramática do Português Contemporâneo. 6ª ed. Belo Horizonte: Editora Bernardo Álvares S.A, 1976.
NASCENTES, Antenor. O idioma nacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1960.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 44ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.