PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA

Auteurs-es

  • Eliane Miranda Machado UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Eliane Miranda Machado Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Mots-clés :

Normatividade, Língua Materna, Gramática

Résumé

A presente pesquisa busca realizar análise comparativa acerca do emprego da vírgula sob o viés das gramáticas normativas no intuito de averiguar as concepções dos autores sobre o ensino da normatividade gramatical, aqui nos detendo ao ensino da vírgula, sob a égide das gramáticas tradicionais. Para realização desta pesquisa, foi usado o método bibliográfico de caráter descritivo, uma vez que a mesma está sendo desenvolvida a partir de teorias já existentes. Para dar sustentação à pesquisa foi levantado um referencial teórico bastante consolidados que tem como elemento de discussão, a normatividade gramatical, como: Ali (1966) Almeida (1986), Lima (2005), Cunha (2009), autores que discutem o uso da vírgula sob a ótica da normatividade. entre outros que subsidiarão às ideias abordadas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eliane Miranda Machado, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Licenciada Plena em Letras – Língua Portuguesa, especialista em Educação no Campo pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Mestranda em Linguística pelo programa PPGL na Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professora da rede estadual de ensino do Pará na Educação Básica

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor dos Programas de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura e do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (Profletras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui pós-doutorado em Letras (Terminologia Gramatical e Ensino de Língua Portuguesa), pela Universidade da Beira Interior (Portugal)

Références

ALI M. Said. Gramática Elementar da Língua Portuguesa. 9ª ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1966.

___________. Gramática Secundária e Gramática Histórica da Língua Portuguesa. 3ª ed. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1964.

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1986.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. Ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

___________. Gramática escolar da língua portuguesa. 1ª ed. 4ª reimpr. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

CUNHA. Celso. Gramática do Português Contemporâneo. 6ª ed. Belo Horizonte: Editora Bernardo Álvares S.A, 1976.

NASCENTES, Antenor. O idioma nacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1960.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 44ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

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Publié-e

2016-10-04

Comment citer

Machado, E. M., Oliveira, L. R. P. F. de, Machado, E. M., & Oliveira, L. R. P. F. de. (2016). PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA. EntreLetras, 6(2), 179–198. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2746