A LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA PARA UM EDUCAR POÉTICO

Autores/as

  • Taís Salbé Carvalho Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antônio Máximo Gomes Ferraz Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p268

Palabras clave:

ensino e aprendizagem; educar poético; leitura literária; literatura; linguagem.

Resumen

O presente trabalho trata da questão da leitura, mais especificamente da leitura literária, e como essa atividade pode conduzir o leitor à busca de si mesmo por meio do que estamos chamando de Educar Poético, um educar que vigora no acontecer da linguagem. Para tanto, trataremos de questões como: ler, leitura, leitor; aprendizagem poética e acontecimento da arte literária, dialogando com os estudos feitos Michèle Petit (2013); Annie Rouxel (2012, 2013); Manuel Antônio de Castro (1982, 2015). O resultado desse ato de leitura como travessia em busca do que é, o leitor é lançado ao processo de Circularidade Hermenêutica (GADAMER, 2015), no qual ao questionar as obras passa a ser por ela questionado o que o conduz a sua realização como homem humano.

 

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Biografía del autor/a

Taís Salbé Carvalho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/UFPA; Mestre em Teoria Literária, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Kairós – Estudos de Poética e Filosofia. Universidade Federal do Pará - UFPA – Belém, Pará, Brasil

Citas

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Publicado

2019-11-16

Cómo citar

Carvalho, T. S., & Ferraz, A. M. G. (2019). A LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA PARA UM EDUCAR POÉTICO. EntreLetras, 10(2), 268–282. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p268