A LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA PARA UM EDUCAR POÉTICO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p268Mots-clés :
ensino e aprendizagem; educar poético; leitura literária; literatura; linguagem.Résumé
O presente trabalho trata da questão da leitura, mais especificamente da leitura literária, e como essa atividade pode conduzir o leitor à busca de si mesmo por meio do que estamos chamando de Educar Poético, um educar que vigora no acontecer da linguagem. Para tanto, trataremos de questões como: ler, leitura, leitor; aprendizagem poética e acontecimento da arte literária, dialogando com os estudos feitos Michèle Petit (2013); Annie Rouxel (2012, 2013); Manuel Antônio de Castro (1982, 2015). O resultado desse ato de leitura como travessia em busca do que é, o leitor é lançado ao processo de Circularidade Hermenêutica (GADAMER, 2015), no qual ao questionar as obras passa a ser por ela questionado o que o conduz a sua realização como homem humano.
Téléchargements
Références
CASTRO, Manuel A. de. O Acontecer Poético: a história literária. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edições Antares. 1982.
CASTRO, Manuel A. de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011.
CASTRO, Manuel A. de; FAGUNDES, Igor; FERRAZ, Antônio Máximo (orgs). O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.
CASTRO, Manuel A. de. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 2015.
CASTRO, Manuel A. de. “Poético, 3” In: CASTRO, Manuel Antônio de. Dicionário de Poética e Pensamento. Internet. Disponível em: http://www.dicpoetica.letras.ufrj.br/index.php/Po%C3%A9tico. Acessado em: 5/7/2018
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Bragança Paulista: SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.
HEIDEGGER, Martin. “Aletheia” In: Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Márcia de Sá Schuback. Rio de Janeiro/Petrópolis: Ed. Vozes; São Paulo/Bragança Paulista: Ed. Universitária São Francisco. 8ª ed. 2012.
JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34. 2013.
ROUXEL, Annie. “Práticas de leitura: Quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor?” Cadernos de Pesquisa. Vol. 42. Nº 145. São Paulo Jan./Abr. p. 272-283, 2012.
ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; R EZENDE, Neide Luzia. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.