NORMA CULTA OU CURTA? REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Thiago Benitez de Melo
  • Maria Elena Pires Santos

Resumen

É comum observar que língua, norma e gramática são tratadas, geralmente, como sinônimos, conceitos chaves e primordiais para o “falar e escrever bem” no contexto escolar. Há-se a crença de que a Língua Nacional está passando por uma crise e precisa ser salva o mais rápido possível. A língua é tomada, assim, como um objeto, uma meta, um ideal a ser alcançado. A partir dessa premissa, buscamos averiguar as concepções de ensino de língua portuguesa subjacentes aos conceitos de gramática e norma que o professor de português apreende como incontestáveis, irrefragáveis ao ensino. O corpus de análise para essa reflexão teórica reuniu dados gerados por meio de entrevistas estruturadas, gravadas em áudio (e depois transcritas), realizadas com três professores de língua portuguesa (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Magistério) da rede pública de ensino da cidade de Foz do Iguaçu – PR. A pesquisa em questão é de cunho qualitativo/interpretativista e orientou-se no aparato teórico da Linguística Aplicada e da Sociolinguística. Apoiamo-nos em Tragaglia (1998) e Possenti (2005) para apresentar os conceitos de gramáticas e em Faraco (2008) para o suporte teórico dos conceitos de normas. A partir da análise, foi possível averiguar como a gramática normativa vem sendo trabalhada em sala de aula e qual é a (o)posição dos professores frente a fenômenos linguisticamente complexos, isto é, determinadas manifestações linguísticas que têm causado polêmica na atualidade como estrangeirismos (FARACO, 2001; PERINI, 2004), gerundismos (SCHIMITZ, 2006) e linguagem da internet (CRYSTAL, 2005).

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Biografía del autor/a

Thiago Benitez de Melo

Mestrando em Linguagem e Sociedade, na área de concentração “Práticas linguísticas, culturais e de ensino”, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (campus Cascavel). E-mail: thiago_benitez@hotmail.com

Maria Elena Pires Santos

Doutora e pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, professora do Curso de Pós-graduação Strictu Sensu em Letras e do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Cómo citar

Benitez de Melo, T., & Elena Pires Santos, M. (2014). NORMA CULTA OU CURTA? REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. EntreLetras, 4(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/977