ORALIDADE, ARGUMENTAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROJETO POLÊMICAS EM DEBATE
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p111-131Mots-clés :
oralidade, tecnologias digitais, ensino médioRésumé
O Polêmicas em Debate visa sanar a dificuldade de estudantes do Ensino Médio em argumentar a partir de situações relacionadas ao mundo do trabalho e exercício da cidadania. Neste trabalho, apresentamos resultados das edições realizadas nos anos de 2020 a 2022. Alicerçado no conceito de letramento (BARTON, 2007), o projeto é composto por seis etapas, após o qual espera-se que os discentes tenham incremento na capacidade argumentativa, compreensão social e desenvolvimento ético. Os resultados demonstram que o projeto promove a integração dos alunos com os debates atuais e geram a melhoria da autopercepção como cidadãos detentores de voz e protagonismo.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language. 2. ed. Ox-ford, Cambridge: Blackwell Publishers, 2007.
BATISTA JR, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges; MELO, Iran Ferreira de. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
CARVALHO, Robson Santos de; FERRAREZI JR, Celso. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29. Ed. São Paulo: Cortez, 1994.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.