BRASIL E INGLATERRA
NOVOS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICO-IDENTITÁRIO-CULTURAIS DE DOCENTES MATO-GROSSENSES DE LÍNGUA INGLESA
Mots-clés :
intercâmbio internacional, professor de Língua Inglesa, língua inglesa, identidade culturalRésumé
Este artigo compartilha reflexões sobre experiências identitário-culturais de três docentes de Língua Inglesa da Rede Estadual de Ensino Público de Mato Grosso, pertencentes à Diretoria Regional de Educação de Sinop, participantes do Programa de intercâmbio internacional na Inglaterra, em 2023. É um estudo qualitativo, de cunho etnográfico-interpretativista. O corpus analítico compõe-se de dados coletados via questionário, diário de bordo, registros fotográficos e entrevistas. A análise aponta que o intercâmbio proveu ricas experiências, a partir da percepção de distintas realidades, o que favoreceu a constituição identitário-cultural de como os intercambistas percebem a si mesmos e significam distintos usos de língua.
Téléchargements
Références
AMARANTE, Juliana Marangoni; VERDU, Fabiane Cortez. Um levantamento de publicações sobre internacionalização de instituições de ensino superior. Acta Scientiarum, Maringá, v. 37, n. 2. p. 127-134, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i2.26112 Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/26112 Acesso em: 24 jun. 2024.
BAUER, Martin; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BORTONI-RICARDO, Stela Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. A linguagem na vida. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
CANAGARAJAH, Suresh. Translingual Practices and Neoliberal Policies Attitudes and Strategies of African Skilled Migrants in Anglophone Workplaces. Springer Briefs in Linguistics, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-41243-6.
CELANI, Maria Antonieta Alba; MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. Reflective Sessions: a Tool for Teacher Empowerment. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 135-160, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982005000100008 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/FbkBtCJqqjJ4FWMSpwBtLGM/?lang=en Acesso em: 15 jun. 2024.
CENPEC, Cadernos. Entrevista com Renato Ortiz - “Porque o mundo é comum, o diverso torna-se importante”. Cadernos Cenpe, São Paulo, Nova série, v. 5, n. 1, p. 183-196, feb. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.324. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/324. Acesso em: 04 sep. 2023.
DENZIN, Norman; LINCOLM, Yvonna. Planejamento da pesquisa qualitativa. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2008.
DEWEY, Martin. English as a lingua franca and globalization: an interconnected perspective. International Journal of Applied Linguistics, v. 17, n. 3, p. 332-354, 2007. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1473-4192.2007.00177.x Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1473-4192.2007.00177.x Acesso em: 15 jun. 2024.
FORTES, Lívia. “Ser ou não ser”: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HALL, Joan Kelly. Teaching and Researching Language and Culture. London: Longman, 2002.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópoliss: Vozes, 2014. p. 103-133.
JENKINS, Jennifer. Current Perspectives on Teaching World Englishes and English as a Lingua Franca. Tesol Quarterly, v. 40, n. 1, March, p. 157-151, 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/40264515 Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.2307/40264515 Acesso em: 12 jun. 2024.
KRAMSCH, Claire. Language and Culture. Hong Kong: Oxford University Press, 1998.
LANTOF, James; APPEL, Gabriela. Vygotskian Approaches to Second Language Research. Norwood, New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1998.
LUCENA, Maria Inêz Probst; CARDOSO, Angela Cristina. Translinguagem como recurso pedagógico: uma discussão etnográfica sobre práticas de linguagem em uma escola bilíngue. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 16, n. 1, p. 143-151, jan/abr 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.13. Acesso em: 12 jun. 2024.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1999.
MITCHELL, Rosamond; MYLES, Florence. Second Language Learning Theories. London: Arnold, 1998.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Inglês e globalização em uma epistemologia de fronteira: ideologia linguística para tempos híbridos. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 309-340, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000200006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28316. Acesso em: 12 jun. 2024.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Cross-cultural competence and the new literacy: the indispensable need for critical thinking. Revista da Anpoll, Londrina, v. 1, n. 49, p. 119-127, Florianópolis, jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1306. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1306. Acesso em: 12 jun. 2024.
SACRISTÁN, José Gimeno. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizadas. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. (Org.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 41-80.
SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. O ensino de língua inglesa e importância do conhecimento das crenças que o envolvem. In: ASSIS-PETERSON, Ana Antonia (Org.). Línguas estrangeiras: para além do método. São Carlos: Pedro e João Editores/Cuiabá, MT: EdUFMT, 2008. p. 139-162.
SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Crenças acerca da inclusão de língua inglesa nas séries iniciais: quanto antes melhor? 2005. 230f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Linguagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 73-102.
TAMIÃO, Talita Segato. Revisão da literatura sobre intercâmbio cultural estudantil: renovação das práticas turísticas. Anais do VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul – Saberes e fazeres no Turismo: interfaces. 2010, p. 1-12.
TEDESCHI, Losandro Antonio. Interculturalidade: a igualdade e a diferença em debate. In: TEDESCHI, Losandro Antonio. (Org.). Abordagens interculturais. Porto Alegre: Martins Livreiro-Editor, p. 11-22, 2008.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 07-72.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.