ESSE LIVRO É TRANS?
TRANSDUÇÃO EM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: UMA ANÁLISE SEGUNDO O CONCEITO DE SIMONDON
Mots-clés :
Livro didático de Inglês, Processo de ensino e aprendizagem, TransduçãoRésumé
O presente artigo propõe uma análise do livro didático de Língua Inglesa do ensino fundamental, intitulado Teláris, à luz de perspectivas teóricas de SimondonEssa pesquisa analisou o papel de um livro didático de inglês enquanto ator transdutivo, no processo de ensino e aprendizagem. Após a análise, verificou-se que o documento não estimula a promoção de encontros transdutivos. Embora destaque a importância do desenvolvimento dos aprendizes enquanto agentes, no processo de ensino e aprendizagem, encontraram-se lacunas quanto à promoção de um agenciamento que conecte os diferentes atores da sala de aula abordados neste estudo: livro didático de inglês, alunos e professores.
Téléchargements
Références
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 1995.
DEMO, Pedro. Ciência rebelde. São Paulo: Atlas, 2012.
DUARTE, Layssa de Jesus Alves; OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira. Ensino da gramática: entre a ciência e a técnica. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 25, n° 75, p. 1-11, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/855. Acesso em: 30 mai. 2024.
FEENBERG, Andrew. Simondon e o construtivismo: uma contribuição recursiva à teoria da concretização. Scientiae Studiae, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 263-281, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662015000200002. Disponível em: Acesso em: https://www.scielo.br/j/ss/a/9TFFkn6KqzjrPhL4gx4fChx/abstract/?lang=pt. 30 mai. 2024.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LEFFA, Vilson José. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson José. (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2003. p. 15-41.
MOURA, Priscila Randazzo de; VIDAL, Felipe Augusto Pinto. Transdução de sinais: uma revisão sobre proteína G. 20. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 31-36, 2011. Disponível em: Acesso em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/7577. 30 mai. 2024.
NOVO, Maria Fernanda. Subjetivação e identidade: implicações do transindividual em Simondon. Doispontos, Curitiba, v. 16, n. 3, p. 27-34, jul., 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v16i2.70248. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/70248 Acesso em: 30 mai. 2024.
OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de; COSTA, Priscila Venâncio; SILVA, Rosélia Sousa. Educação-cartografia: possibilidades de agenciamentos, experimentação e devires na educação infantil. João Pessoa: Ideia, 2020.
OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de; PEEL, Mislene Andrade Ferreira. Língua, gramática, literatura e metaestabilidade criativa. João Pessoa: Ideia, 2022.
PADOVANI, José Henrique. Acerca da transdução: princípios técnicos, aspectos teóricos e desdobramentos. Comunicação apresentada no XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, 2014.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. História do material didático de língua inglesa no Brasil. In: Dias, Reinildes; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes. (Org.). O livro didático de línguas estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 17-56
PENNYCOOK, Alastair. Posthumanist applied linguistics. London: Routledge, 2018.
SAPORITO, Adriana et al. Teláris essencial: Inglês: 9º ano. São Paulo: Ática, 2022.
SIMONDON, Gilbert. On the mode of existence of technical objects. Minneapolis: Univocal Publishing, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.