PESQUISA OU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS?
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p7Résumé
Neste artigo, questionam-se dois pressupostos ligados à compreensão do trabalho de conclusão final e aos objetivos do Mestrado Profissional em Letras (Profletras). O primeiro deles refere-se às possibilidades de certa concepção de a pesquisa aplicada constituir o meio adequado para a consecução dos objetivos dessa modalidade de pós-graduação. O segundo, que expressa certo consenso vigente no contexto acadêmico, consiste no entendimento de que seu objetivo precípuo seria formar o chamado professor pesquisador. Na metodologia, confrontam-se os dados da pesquisa documental, a partir da qual foram identificados os aspectos legais relativos aos Mestrados Profissionais (MP) e ao Profletras, com os dados da pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram mapeados os principais modelos de formação de professores. Concluiu-se que a perspectiva técnica, modelo de formação ao qual se ligam a concepção de pesquisa aplicada que orienta as bases legais dos MP e a concepção de professor-pesquisador, apresenta limitações intransponíveis diante do objetivo de promover o desenvolvimento profissional de professores de língua portuguesa, como se propõe o Profletras.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.