O TEXTO LITERÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II:
ABORDAGENS E PRESENÇA DE PRODUÇÕES REGIONAIS
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p151Résumé
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa sobre abordagem do texto literário em alguns livros do PNDL, bem como a presença ou ausência do texto literário produzido em contexto regional, especificamente em Mato Grosso. A partir dos resultados obtidos, constatamos a quase ausência de textos de autores regionais e, assim, defendendo a sua necessária presença, propusemos um programa de leituras como alternativa para tal lacuna. Nossos apontamentos foram subsidiados por orientações dos PCN, pela concepção de letramento literário de Cosson (2012) e de leitura cursiva e analítica de Rouxiel (2012, 2013a), além de considerações sobre a importância do ensino da literatura regional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.