PRODUÇÃO DA MEMÓRIA SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA NO DOCUMENTÁRIO “ARAGUAIA: CAMPO SAGRADO”
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p636Mots-clés :
Filme Araguaia Campo Sagrado, Guerrilha do Araguaia, narrativasRésumé
Este artigo procurou, a partir do filme “Araguaia: Campo Sagrado” (2011) realizar uma hermenêutica das narrativas dos atores sociais – camponeses – com o enfoque da produção da memória sobre a Guerrilha do Araguaia. Para elaboração da pesquisa, foi necessária a abordagem sobre a memória trabalhada por Le Goff (2011) e Pollak (1989) para que se tenha uma perspectiva sobre a memória coletiva produzida. Utilizando-se da hermenêutica proposta por Gadamer (1999) buscou compreender essas narrativas falas dos sujeitos presentes no filme, tentando entende-las inclusive na perspectiva contemporânea. Problematizou a opressão aos camponeses e guerrilheiros na região de Xambioá e povoados às margens do Rio Araguaia no Tocantins e no Pará, durante o confronto da Guerrilha do Araguaia. As memórias então produzidas são de medo, sofrimento e aversão ao regime instalado na época, bem como se depreende das falas dos sujeitos sociais entrevistados, que ainda traumas que foram vivenciados.
Téléchargements
Références
ARAGUAIA: Campo Sagrado. Direção: Evandro Medeiros. Produção: Labour Filmes. Direção: Evandro Medeiros. Roteiro: Paulo Fonteles Filho. (53min.). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=e44hXBBaHrw>. Acesso em: 3 fev. 2017.
BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2012.
GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
______. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Editora da Unicamp, 2011.
MEDEIROS, Euclides Antunes de. Guerrilha do Araguaia: memórias à margem da história. Outros Tempos, v. 10, n. 16, p. 256-284, 2013.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas (SP): Papirus Editora, 2005.
PALMER, Marcos Ubaldo. Cor e significação no cinema: produção de sentido no filme A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, 2015. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_PalmerUP_1.pdf. Acesso em: março 2018.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2007.
SANTOS, Hilário Xavier dos. O essencial da ditadura militar brasileira. São Paulo: Luminária Academia, 2014.
SILVA, L. H. O. Memórias da guerrilha: acontecimento e história. In: MENDES, Conrado Moreira; LARA, Gláucia Muniz Proença (org.). Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. Curitiba: Appris, 2016, p. 141-162.
SOUZA, Tania Conceição Clemente de. A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA – Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp - NUDECRI, vol. 7 (65-94), Campinas, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.