O LIVRO DE LITERATURA INFANTIL INDÍGENA

DO TEXTO LITERÁRIO AO PROJETO GRÁFICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e13830

Palabras clave:

literatura infantil indígena, cultura indígena, texto literário, projeto gráfico

Resumen

Este artigo objetiva analisar os livros de literatura indígena, destinados ao público infantil, considerando a relação entre o texto literário e o projeto gráfico. O estudo respaldou-se metodologicamente na abordagem qualitativa, assumindo características da pesquisa exploratória. O corpus da pesquisa foi composto por três livros de literatura infantil indígena. As análises evidenciam que a leitura das obras pode contribuir para que o leitor conheça e valorize os povos indígenas, contribuindo para a desconstrução de estereótipos. Portanto, compreende-se o livro de literatura infantil indígena como um meio para a formação de sujeitos críticos e reflexivos sobre a diversidade social.

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Biografía del autor/a

Manoilly Dantas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando na linha de pesquisa: Educação, comunicação, linguagem e movimento. Membro do grupo de pesquisa Ensino e Linguagem do Centro de Educação da UFRN.

Andrialex William da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Pedagogia, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como Assistente Ministerial (Pedagogo) no MPRN.

Simone Leite da Silva Peixoto, Secretaria Municipal de Educação de Natal

Licenciada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como professora na Comissão Escolar do Québec, Canadá.

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Publicado

2025-11-09

Cómo citar

Oliveira, M. D. de, Silva, A. W. da, & Peixoto, S. L. da S. (2025). O LIVRO DE LITERATURA INFANTIL INDÍGENA: DO TEXTO LITERÁRIO AO PROJETO GRÁFICO. EntreLetras, 16(2). https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e13830