AUTORRETRATO DE UMA MÃE NEGRA

QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19348

Palavras-chave:

Carolina Maria de Jesus, literatura brasileira, modos de ver, maternidade

Resumo

Este artigo analisa Quarto de Despejo (1960) de Carolina Maria de Jesus, destacando o embate entre uma perspectiva afrodescendente e uma perspectiva moderna, aqui relacionadas respectivamente ao abebé e à vitrine. A maternidade ocupa um papel central na narrativa, evidenciando como o racismo estruturante do moderno perpetua traços da escravidão, tais como a ameaça constante de mães negras pobres perderem seus filhos. Carolina constrói na sua escrita uma leitura crítica, criativa e emancipatória do Brasil no contexto da intensa modernização dos anos 1950, conectada ao cuidado da memória afrodescendente e à luta por liberdade, justiça racial e social.

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Biografia do Autor

Maiara Knihs, Harvard University

Maiara Knihs é doutoranda do programa de Romance Languages and Literatures em Harvard University. Graduou-se em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (2010) e tornou-se mestra em Literaturas (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora substituta no curso de graduação de Letras Língua Portuguesa e Literaturas da mesma universidade (2013-2015). Atualmente pesquisa a produção artística de mulheres latino-americanas, especialmente interessada nos seguintes recortes: Culturas Latino-americanas Modernas e Contemporâneas; Teoria-Prática Feminista Ambiental; Teoria da Paisagem; Psicanálise, Estética do Leite e da Amamentação, Epistemologias Não-Logocêntricas.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Knihs, M. (2024). AUTORRETRATO DE UMA MÃE NEGRA: QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS. EntreLetras, 15(3), 79–104. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19348

Edição

Seção

DOSSIÊ: NUANCES DO PROTAGONISMO FEMININO AFRO-BRASILEIRO E AFRO-CARIBENHO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA - v. 15, n. 3, 2024