METÁFORAS CONCEPTUAIS E IDEOLOGIAS NAS CHARGES COM TEMÁTICA DA COVID-19

UMA ABORDAGEM COGNITIVA E MULTIMODAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19462

Palavras-chave:

Metáfora Conceptual, Charges, COVID-19, Multimodalidade, Ideologia

Resumo

Este estudo qualitativo, ancorado na Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Johnson, 1980), examina os domínios-fonte de metáforas em charges sobre a COVID-19. Articula-se com a Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2003) e a Análise de Discurso (Pêcheux, 2015), investigando como a multimodalidade dessas peças constrói discursos ideológicos. O foco recai sobre as metáforas DOENÇA É PESSOA e DOENÇA É LUTA, com seus desdobramentos, que moldam percepções públicas. Conclui-se que as charges não apenas refletem, mas também questionam e legitimam ideologias acerca da pandemia.

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Biografia do Autor

Aline Aurora Guida, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Letras (Português / Latim) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), duas especializações em Língua Portuguesa: uma pela UFF e outra pelo Liceu Literário Português no Rio de Janeiro. Atualmente, é professora efetiva do CEFET-RJ - Unidade Maracanã.

Rosane Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Morfologia na UFRJ; Doutora e Mestra em Língua Portuguesa pela UERJ, com ênfase em Semiótica e Produção Textual; Cursou Especialização no Liceu Literário Português. Foi professora Substituta de Língua Portuguesa da UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT/Uerj); Membro da ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina) e da AILP (Associação Internacional de Linguística do Português).

Gustavo Guedes, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguística pela UFRJ. Especialização em Gerência de Tecnologia em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduação em Letras (Português / Alemão) pela UFRJ e Graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente, é professor efetivo do CEFET-RJ - Unidade Maracanã.

Referências

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Publicado

2025-07-21

Como Citar

Guida, A. A., Reis, R., & Guedes, G. (2025). METÁFORAS CONCEPTUAIS E IDEOLOGIAS NAS CHARGES COM TEMÁTICA DA COVID-19: UMA ABORDAGEM COGNITIVA E MULTIMODAL. EntreLetras, 16(1), 354–371. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19462

Edição

Seção

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025