A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CONTO: O JOGO "FONTE DA SORTE"
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p69Resumo
Este artigo relata a aplicação do jogo “Fonte da sorte”, criado no contexto do PROFLETRAS e testado com alunos do 9º ano de duas escolas. Esse objeto de aprendizagem (OA) subsidiou o ensino do conto, especificamente, do enredo. Sua elaboração, aplicação e a análise dos resultados basearam-se nas teorias de: Bronckart (1999), sobre gênero textual; Huizinga (2005), sobre jogo; Mendes et al. (2010) e Tarouco (2011), sobre OA. Com as experiências de testagem, observou-se que o OA atende ao objetivo proposto e viabiliza o ensino de gênero de maneira colaborativa, desenvolvendo competências e realizando ações de linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.