O ESTILO DE PAULO MARINHO NA OBRA PERTO DO FOGO: TRILOGIA DO AMOR, DA TERRA E DA ESPERANÇA

Autores

  • Hilda Gomes Dutra Magalhães
  • Karylleila dos Santos Andrade

Resumo

Exploramos, neste artigo, os traços estilísticos presentes na obra Perto do fogo: trilogia doamor, da terra e da esperança, de Paulo Marinho, utilizando a Estilística de Damaso Alonsocomo suporte teórico, destacando como o autor faz uso dos recursos estilísticos na construçãode sua poesia. Lendo os textos, percebemos que Paulo Marinho constantemente dialoga comfiguras representativas da América, mais intensivamente, da América Latina. Cantando a sagade personalidades que fizeram e fazem a história “do Amor, da Terra e da Esperança”, o poetao faz através de uma linguagem que conjuga expressividade e afetividade, não raro, com tonsde denúncia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilda Gomes Dutra Magalhães

Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na SorbonneNouvelle e na EHESS/França. Professora do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura daUniversidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína.

Downloads

Como Citar

Gomes Dutra Magalhães, H., & dos Santos Andrade, K. (2014). O ESTILO DE PAULO MARINHO NA OBRA PERTO DO FOGO: TRILOGIA DO AMOR, DA TERRA E DA ESPERANÇA. EntreLetras, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/864