Quanto valem os likes para o historiador?
Resumo
Este trabalho parte de uma abordagem que conecta a história pública ao ambiente digital, explorando as nuances e implicações relacionadas à autoridade do historiador frente às informações históricas compartilhadas em rede. A pergunta norteadora é: quanto valem os “likes” para o historiador? Essa questão nos leva a refletir sobre quantas vezes somos incentivados a competir com pessoas que disseminam informações sem rigor científico ou sem a devida verificação dos fatos. A partir dessas reflexões, dialogamos com diversos autores, tanto brasileiros quanto internacionais, que discutem história pública, teoria da história e história digital. O objetivo é analisar o papel social do historiador nesse contexto, marcado pela coexistência entre um profissionalismo emergente, regulamentado por lei, e historiadores não profissionais ou profissionais que produzem conteúdo sobre história fora do universo acadêmico, muitas vezes sem a formação crítica ou os fundamentos éticos necessários, exigidos pela profissionalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Márcio José Pereira, Daniel Ferreira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.