Quanto valem os likes para o historiador?

Autores

  • Márcio José Pereira Universidade Estadual do Paraná
  • Daniel Ferreira da Silva Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Este trabalho parte de uma abordagem que conecta a história pública ao ambiente digital, explorando as nuances e implicações relacionadas à autoridade do historiador frente às informações históricas compartilhadas em rede. A pergunta norteadora é: quanto valem os “likes” para o historiador? Essa questão nos leva a refletir sobre quantas vezes somos incentivados a competir com pessoas que disseminam informações sem rigor científico ou sem a devida verificação dos fatos. A partir dessas reflexões, dialogamos com diversos autores, tanto brasileiros quanto internacionais, que discutem história pública, teoria da história e história digital. O objetivo é analisar o papel social do historiador nesse contexto, marcado pela coexistência entre um profissionalismo emergente, regulamentado por lei, e historiadores não profissionais ou profissionais que produzem conteúdo sobre história fora do universo acadêmico, muitas vezes sem a formação crítica ou os fundamentos éticos necessários, exigidos pela profissionalização.

Biografia do Autor

Daniel Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Paraná

Professor da Secretária de Educação do Estado do Paraná

Mestrando em História Pública no Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão.

 

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Pereira, M. J., & Silva, D. F. da. (2025). Quanto valem os likes para o historiador?. Revista Escritas, 16(02), 24–45. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/escritas/article/view/19556

Edição

Seção

Dossiê Uso Públicos e a Publicização da História