A PRODUÇÃO DO CAPITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p160-179Palavras-chave:
Educação no/do Campo, Agricultura capitalista, Sujeitos do campoResumo
Ao se referir à proposta da “Educação no/do Campo”, reporta-se à necessidade de construir uma pedagogia contextualizada na valorização e diversidade de sujeitos, de modo a contemplar a heterogeneidade da realidade dos povos que habitam o vasto campo brasileiro. Esse movimento se dá como contraponto à proposta da educação rural, que surgiu a partir dos anos 1930 no país e que visava disseminar somente a educação de cunho tecnicista, acrítica ao sistema capitalista, desconsiderando os aspectos ambientais, políticos, econômicos, sociais e culturais dos povos habitantes do campo e, portanto, focada somente em formar mão de obra. Objetiva-se neste artigo apresentar as particularidades da inserção do capitalismo nas práticas agrícolas no município de Jataí-GO e suas implicações nas instituições de ensino situadas no campo. os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento bibliográfico e a coleta de dados de fonte primária a partir de questionários semiestruturadas direcionados aos discentes do Ensino Médio. Observou-se que a forte hegemonia da agricultura capitalista recai sobre o sistema educativo no campo, ao fechar unidades escolares, transportar alunos para a cidade, negligenciar os demais modos de vida nos espaços rurais e reproduzir o ensino praticado no urbano.
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