v. 11 n. 24 (2022): Revista Tocantinense de Geografia

A Revista Tocantinense de Geografia publica artigos na área de Geografias e outras áreas do conhecimento com periodização quadrimestral em fluxo contínuo de publicação. A edição 24 iniciou em maio e fecha em agosto de 2022. Conforme os artigos recebem pareceres favoraveis à publicação, são corrigidos pelos autores e editores, a revista publica

Publicado: 2022-05-03

Artigos

  • UMA ANÁLISE SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) NA BACIA DO IGARAPÉ DO QUARENTA EM MANAUS-AMAZONAS

    Gabriela Mendonça da Silva, Mirella Ferreira da Silva , André Campos Alves, Kenya Correa de Sousa
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p01-17
  • REFLEXÕES E OBSERVAÇÕES INICIAIS SOBRE ÁREAS DE RISCO DE MOVIMENTO DE MASSA NA VERTENTE ORIENTAL DA SERRA DE MARANGUAPE/CE

    Lara Lima Lourenço, Gislania de Meneses Silva, Daniel Paulo Braga , Maria Lúcia Brito da Cruz
    18-31
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p18-31
  • DIFERENCIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS

    Ana Claudia Reis Bittencourt, Adinael Junhor Pereira da Trindade, Antonia Marilia Medeiros Nardes
    32-48
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p32-48
  • INTERPRETAÇÃO GEOGRÁFICA DO USO DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO NO PARÁ Entre o ordenamento territorial autoritário e a gestão democrática dos recursos

    Daniel Araújo Sombra Soares , Mauro Pantoja de Moraes, João Márcio Palheta da Silva
    49-76
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p49-76
  • A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E O CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

    Diogo Jordão
    77-97
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p77-97
  • UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO TERRITORIAL DE CAICÓ ASPECTOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS

    Kaio Luís de Azevêdo Santos, Josué Alencar Bezerra
    98-118
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p98-118
  • FUTEBOL, ESPETÁCULO E UFANIA NACIONALISTA O EXEMPLO DA COPA DO MUNDO

    Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Sidelmar Alves da Silva Kunz
    119-140
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p119-140
  • UMA EXPERIÊNCIA DE CARTOGRAFIA SOCIAL COM O POVO INDÍGENA APINAJÉ DO ESTADO TOCANTINS

    Rosemberg Ferracini, Jeovane Gomes Nunes
    141-159
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p141-159
  • A PRODUÇÃO DO CAPITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO

    Tatiane Rodrigues de Souza, Evandro César Clemente
    160-179
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p160-179
  • As INTERAÇÕES DOS MUNICÍPIOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ-PR

    Marinalva Batista
    180-197
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p180-197
  • ROTEIRO GEO-TURISTICO PATRIMÔNIO E MEMÓRIA NO BAIRRO DO GUAMÁ, BELÉM (PA)

    Jonathan Rodrigues Nunes, Maria Goretti da Costa Tavares
    198-224
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p198-224

Dossiê

  • ENSINO DE CLIMATOLOGIA da formação a prática

    Sara Raquel Cardoso Teixeira de Sousa, Francisco Wellington de Araujo Sousa, Albert Isaac Gomes Viana, Carlos de Oliveira Bispo
    225-242
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p225-242
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA CONTEMPORANEIDADE POLÍTICA

    Kely Terezinha Pinto França
    243-264
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14278
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA CARMENCITA MATOS MAIA NO ASSENTAMENTO FLOR DA SERRA - PORTO NACIONAL-TO

    Roberto Souza Santos, Zezim Dias Lima
    265-285
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14019
  • Em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã

    Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho
    286-296
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14822
  • AÇÃO DO PROGRAMA ALVORECER-GEOGRAFIA/UFNT: CURSO DE FORMAÇÃO EM TIC NA QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

    Antonia Marcia Duarte Queiroz, Andressa Natália Goveia Miranda , Ediany Aquino dos Santos , Gabriel Almeida da Silva
    297-309
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14359
  • ESTÁGIO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA compartilhando experiências remotas na educação geográfica – Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M) Walkise da Silveira Vianna, Marabá – Pará

    Monique Eduarda Santos Silva, Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Robson Alves dos Santos
    310-322
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14662
  • SABERES E FAZERES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA REFERENTES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL – TO

    Artemiza Ferreira Soares Miranda, Marcileia Oliveira Bispo
    323-351
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14834

Resenhas

  • CATAÇÃO E A DESTRUIÇÃO CRIATIVA DOS REJEITOS

    Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz
    352-356
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14318
  • Resenha - Educadores de rua

    William Hiroshi Abeno Ronchi
    357-360
    DOI: https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14077