DIFERENCIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p32-48Palavras-chave:
Educação, Qualidade de ensino, Espaços públicos de ensino, Rondonópolis, IDEBResumo
Escolhemos como temática realizar a diferenciação dos espaços públicos de ensino na cidade de Rondonópolis. Com esse objetivo, a pesquisa buscou verificar a existência de uma relação entre a qualidade das escolas e sua localização no espaço urbano e para tal, estabelecemos como objetivos específicos: identificar através de ferramentas oficiais as escolas mais conceituadas e menos conceituadas na cidade de Rondonópolis-MT; verificar a localização geográfica dos estabelecimentos de ensino pesquisados e analisar a existência de correlação entre sua localização espacial e qualidade do ensino e da infraestrutura ofertada. A pesquisa foi realizada na cidade de Rondonópolis com as escolas selecionadas estando todas inseridas na malha urbana. A fim de alcançar os objetivos, realizamos pesquisas bibliográfica e documental. A partir dos resultados apontados na pesquisa, nota-se certa paridade em termos de infraestrutura entre as escolas selecionadas, de forma que se infraestrutura fosse a única variante essas escolas deveriam ter o mesmo rendimento escolar, sugerindo que outros fatores possuem maior peso na formação das notas aferidas pelo IDEB nas respectivas escolas.
Referências
BRITO, Maria Helena de Paula; ARRUDA, Neivaely Aparecida de Oliveira de; CONTREIRAS, Humberto Silvano Herrera. Escola, pobreza e aprendizagem: reflexões sobre a educabilidade. CONGRESSO NACIOANAL DE EDUCAÇÃO, 12, [S. l.], 2015. Anais... [S. l.], 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21930_10055.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
CAVALCANTI, Lana de Souza; PERES, Manoel Victor. Segregação socioespacial no ensino de Geografia: um conceito em foco. ACTA Geográfica, Boa Vista, edição especial, p. 140-159, 2017. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4775#:~:text=A%20segrega%C3%A7%C3%A3o%20socioespacial%20%C3%A9%20um,servi%C3%A7os%20b%C3%A1sicos%20e%20ao%20lazer. Acesso em: 10 jan. 2020.
CORRÊA, Roberto Lobato. Segregação Residencial: Classes Sociais e Espaço Urbano. In: VASCONCELOS, Pedro de Almeida; CORRÊA, Roberto lobato; PINTAUDI; Silvana Maria (Org.). A cidade contemporânea: A segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.
COSTA, Marcio da; BARTHOLO, Tiago Lisboa. Padrões de Segregação Escolar no Brasil: um Estudo Comparativo entre Capitais do País. Revista Educ. Soc., Campinas, SP, v. 35, n. 129, p. 1183-1203, out. /dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01183.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2021.
FERREIRA, Augusto Cesar Cardoso. A Importância da Infraestrutura na Escola Pública: visão geral da importância estrutural no ambiente pedagógico. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, [2017]. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/6025/1/Augusto%20Cesar%20Cardoso%20Ferreira.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/rondonopolis/panorama. Acesso em: 28 jun. 2021.
JUSTI, Jadson; FREITAS, Fernanda Matias Pereira Rodrigues; OLIVEIRA, Hildete Xavier de; VASCONCELOS, Corina Fátima Costa. Fatores que influenciam o desempenho escolar de adolescentes de uma instituição pública do município de Rio Verde, GO. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, [S. l.], 2015. Anais... [S. l.], 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23049_11679.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones UNAD, Bogotá/Colômbia, n. 14, jul. /dez. 2015. Disponível em: https://hemeroteca.unad.edu.co › article › viewFile. Acesso em: 09 jan. 2021.
LOPES, R.C. A. A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. São Paulo: Ática, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. IDEB: apresentação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb#:~:text=Ideb%20%C3%A9%20o%20%C3%8Dndice%20de,para%20a%20melhoria%20do%20ensino. Acesso em: 27 jul. 2021.
NEGRI, Silvio Moisés. O processo de segregação sócio-espacial no contexto de desenvolvimento econômico da cidade de Rondonópolis - MT. 2008. 180 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008. Disponível em: Acesso em: 10 jan. 2020.
PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; BELL, Suzelei Faria; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento: the art of literature in search of knowledge. Revista digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.10, n.1, p.53-66, jul./dez. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/40127. Acesso em: 03 mar. 2021.
QUADROS, Melissa, Jasche. Segregação escolar: uma reflexão além dos resultados da Prova Brasil. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, 2017.
ROMERO, M.A.B; GUIA, J; ANDRADE, L; PERSON-METRÔ, E; SILVEIRA, A.L.C. Indicadores de sustentabilidade dos espaços públicos urbanos: aspectos metodológicos e atributos das estruturas urbanas. Seminário A questão ambiental urbana: experiências e perspetivas. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.unb.br/fau/ pesquisa/ sustentabilidade/ pesquisadores/ alberto/ curriculo%20liza/3.pdf. Acesso em: 01 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.