O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CEMIX - CENTRO DE ENSINO MÉDIO INDIGENA XERENTE WARÃ

Autores

  • Elizeu Ribeiro Lira Universidade Federal do Tocantins
  • Rui Carlos Brurêwa Xerente Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15363

Palavras-chave:

ensino de Geografia, educação indígena, povos Xerente

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e buscar como ocorre o ensino de geografia e os desafios enfrentados pelos professores indígenas em sala de aula na Escola Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (CEMIX). Localizado dentro do território Xerente no município de Tocantinia-TO. Busca também entender a importância da geografia como disciplina presente no currículo escolar e o papel do professor na aplicabilidade dos conteúdos geográficos em uma escola indígena, a partir das principais abordagens sobre a educação indígena no Tocantins. A pesquisa é resultado de uma revisão bibliográfica e de pesquisa de campo, na qual, fez-se entrevistas e levantamento fotográfico do objeto em análise.

Biografia do Autor

Elizeu Ribeiro Lira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. P. P. SP. (2004). Pós Doutor em Desenvolvimento Territorial pelo IPPUR/UFRJ.( 2016 ) Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. P. P. SP (1995). Especialista em Educação Brasileira/ Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Goiás UFG (1992) Graduado em Geografia pelo Centro Universitário de Brasília (1987) . Coordenador do Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Tocantins Campus de Porto Nacional.(2011 a 2014) Coordenador do Grupo de Pesquisa NURBA/UFT/CNPq ( Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários ). Diretor e membro do conselho editorial da Revista Produção Acadêmica (ISSN-1809-2756 - ISBN on-line, 2448-2757). Membro da equipe editorial da Revista do Laboratório de Geografia Agrária da USP (ISSN -1808-1150) Atualmente é Professor Associado III no Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins Campus de Porto Nacional -TO, Professor Permanente do Mestrado em Geografia na UFT campus de Porto Nacional -TO. Músico popular e crítico literário . Possui experiência na área de Geografia humana, com ênfase em Geografia Agrária ,Urbana , Regional e do Território, atuando principalmente nos seguintes temas: a questão agrária, ensino de geografia, movimentos sociais no campo e na cidade, território e territórios indígenas, cidade, produção do espaço urbano,e comunidades tradicionais.

Rui Carlos Brurêwa Xerente , Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente Mestrando em Geografia Em Campus de Porto Nacional UFT.

Referências

BRASIL. LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional NO 9394 de 1996.

MACHADA, Marcia. Rodrigues Odilon. Educação e ciências humanas e histórias dos povos Indígenas, tese 2016.

MEGALE, A. H. Educação bilíngue de línguas de prestígio no Brasil: uma análise dos documentos oficiais. The Especialist, v. 39, n. 2, 2018. WEI, L. “Translanguaging and code-switching: What’s the difference.” Blog Post. OUPblog. Oxford UP 9 (2018)..

MELO, Valéria Moreira Coelho de. Diversidade, Meio Ambiente e Educação: Uma Reflexão A Partir Da Sociedade Xerente. Dissertação (Mestrado) 2010. 104f. Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins, Palmas-TO, 2010

LIMA, Layanna Giordana Bernardo. Os akwẽ–xerente no Tocantins: território indígena e as questões socioambientais. Tese (Doutorado) Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2016.

DAMSÕKÊKWA, Ercivaldo. Processo de Educação Akwê. Os direitos Indígenas a uma educação diferenciada: Práticas tradicionais e suas relações com a pratica escolar Dissertação UFG, 2017.

SCHOERDER, Ivo. Política e parentesco Xerente, tese doutorado FFCHL- USP, 2006.

GIRALDIN, Odair. Escola na aldeia e professor indígena na universidade: reflexões sobre formação e pratica docente xerente. NEAI/PET IND. UFT, 2010

NIMUENDAJU, Curt. The Šerente. Los Angeles: The Southwest Museum, 1942

Rairan Xerente. O Ensino de Geografia na Escola Indígena Srêmtowe na aldeia Salto Kripre Tocantinia-TO. Revista Produção Acadêmica, UFT, 2020

GUIMARÃES, Suzana Martelete Grillo. Aquisição da escrita e a diversidade cultural. A pratica dos professores Xerente. Brasília. Funai. Dedoc, 2002. História. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2005.

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

LIRA, Elizeu Ribeiro; XERENTE , Rui Carlos Brurêwa. O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CEMIX - CENTRO DE ENSINO MÉDIO INDIGENA XERENTE WARÃ. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 106–126, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i26.15363. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/15363. Acesso em: 19 jan. 2025.