O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CEMIX - CENTRO DE ENSINO MÉDIO INDIGENA XERENTE WARÃ
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15363Mots-clés :
ensino de Geografia, educação indígena, povos XerenteRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar e buscar como ocorre o ensino de geografia e os desafios enfrentados pelos professores indígenas em sala de aula na Escola Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (CEMIX). Localizado dentro do território Xerente no município de Tocantinia-TO. Busca também entender a importância da geografia como disciplina presente no currículo escolar e o papel do professor na aplicabilidade dos conteúdos geográficos em uma escola indígena, a partir das principais abordagens sobre a educação indígena no Tocantins. A pesquisa é resultado de uma revisão bibliográfica e de pesquisa de campo, na qual, fez-se entrevistas e levantamento fotográfico do objeto em análise.
Références
BRASIL. LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional NO 9394 de 1996.
MACHADA, Marcia. Rodrigues Odilon. Educação e ciências humanas e histórias dos povos Indígenas, tese 2016.
MEGALE, A. H. Educação bilíngue de línguas de prestígio no Brasil: uma análise dos documentos oficiais. The Especialist, v. 39, n. 2, 2018. WEI, L. “Translanguaging and code-switching: What’s the difference.” Blog Post. OUPblog. Oxford UP 9 (2018)..
MELO, Valéria Moreira Coelho de. Diversidade, Meio Ambiente e Educação: Uma Reflexão A Partir Da Sociedade Xerente. Dissertação (Mestrado) 2010. 104f. Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins, Palmas-TO, 2010
LIMA, Layanna Giordana Bernardo. Os akwẽ–xerente no Tocantins: território indígena e as questões socioambientais. Tese (Doutorado) Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2016.
DAMSÕKÊKWA, Ercivaldo. Processo de Educação Akwê. Os direitos Indígenas a uma educação diferenciada: Práticas tradicionais e suas relações com a pratica escolar Dissertação UFG, 2017.
SCHOERDER, Ivo. Política e parentesco Xerente, tese doutorado FFCHL- USP, 2006.
GIRALDIN, Odair. Escola na aldeia e professor indígena na universidade: reflexões sobre formação e pratica docente xerente. NEAI/PET IND. UFT, 2010
NIMUENDAJU, Curt. The Šerente. Los Angeles: The Southwest Museum, 1942
Rairan Xerente. O Ensino de Geografia na Escola Indígena Srêmtowe na aldeia Salto Kripre Tocantinia-TO. Revista Produção Acadêmica, UFT, 2020
GUIMARÃES, Suzana Martelete Grillo. Aquisição da escrita e a diversidade cultural. A pratica dos professores Xerente. Brasília. Funai. Dedoc, 2002. História. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.