O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CEMIX - CENTRO DE ENSINO MÉDIO INDIGENA XERENTE WARÃ
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15363Palavras-chave:
ensino de Geografia, educação indígena, povos XerenteResumo
Este artigo tem como objetivo analisar e buscar como ocorre o ensino de geografia e os desafios enfrentados pelos professores indígenas em sala de aula na Escola Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (CEMIX). Localizado dentro do território Xerente no município de Tocantinia-TO. Busca também entender a importância da geografia como disciplina presente no currículo escolar e o papel do professor na aplicabilidade dos conteúdos geográficos em uma escola indígena, a partir das principais abordagens sobre a educação indígena no Tocantins. A pesquisa é resultado de uma revisão bibliográfica e de pesquisa de campo, na qual, fez-se entrevistas e levantamento fotográfico do objeto em análise.
Referências
BRASIL. LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional NO 9394 de 1996.
MACHADA, Marcia. Rodrigues Odilon. Educação e ciências humanas e histórias dos povos Indígenas, tese 2016.
MEGALE, A. H. Educação bilíngue de línguas de prestígio no Brasil: uma análise dos documentos oficiais. The Especialist, v. 39, n. 2, 2018. WEI, L. “Translanguaging and code-switching: What’s the difference.” Blog Post. OUPblog. Oxford UP 9 (2018)..
MELO, Valéria Moreira Coelho de. Diversidade, Meio Ambiente e Educação: Uma Reflexão A Partir Da Sociedade Xerente. Dissertação (Mestrado) 2010. 104f. Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins, Palmas-TO, 2010
LIMA, Layanna Giordana Bernardo. Os akwẽ–xerente no Tocantins: território indígena e as questões socioambientais. Tese (Doutorado) Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2016.
DAMSÕKÊKWA, Ercivaldo. Processo de Educação Akwê. Os direitos Indígenas a uma educação diferenciada: Práticas tradicionais e suas relações com a pratica escolar Dissertação UFG, 2017.
SCHOERDER, Ivo. Política e parentesco Xerente, tese doutorado FFCHL- USP, 2006.
GIRALDIN, Odair. Escola na aldeia e professor indígena na universidade: reflexões sobre formação e pratica docente xerente. NEAI/PET IND. UFT, 2010
NIMUENDAJU, Curt. The Šerente. Los Angeles: The Southwest Museum, 1942
Rairan Xerente. O Ensino de Geografia na Escola Indígena Srêmtowe na aldeia Salto Kripre Tocantinia-TO. Revista Produção Acadêmica, UFT, 2020
GUIMARÃES, Suzana Martelete Grillo. Aquisição da escrita e a diversidade cultural. A pratica dos professores Xerente. Brasília. Funai. Dedoc, 2002. História. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tocantinense de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.