ENTRE MULTILETRAMENTOS E(M) HIPERMÍDIAS: O EDUTENIMENTO EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS PÁGINAS DO INSTAGRAM @geography.planet e @vovofofuxa
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19277Palavras-chave:
Edutenimento, Geografia, Educação Ambiental, Memes de Internet, Contação de HistóriasResumo
Estamos inseridos na era das hipermídias. Sabendo disso, verifica-se a necessidade de as práticas educativas aparecerem, também, nos ambientes digitais. Eis que emerge o edutenimento que congrega educação e entretenimento, a fim de atrair “seguidores” interessados na proposta de quem cria conteúdos em redes sociais digitais. Considerados perfis atrelados ao edutenimento, interessa conhecer o impacto dos conteúdos de Geografia e Educação Ambiental divulgados nas páginas do Instagram @geography.planet e @vovofofuxa que, respectivamente, abordam os temas de suas áreas do conhecimento através dos memes de internet e da contação de histórias infanto-juvenis. A metodologia do trabalho é qualitativa e orientada a partir da visita “virtual” em ambas as páginas com a busca exploratória das principais postagens e outras modalidades de interação social digital para divulgar conteúdos geográficos e de educação ambiental; os dados são analisados segundo a análise do discurso, além do diálogo com a bibliografia sobre multiletramentos, multimodalidade e hipermídia e a associação ao ensino de Geografia. Por fim, ressalta-se a contribuição das páginas @geography.planet e @vovofofuxa para a popularização e territorialização dos saberes geográficos e de educação ambiental em redes digitais como o Instagram, tendo refletido sobre o sentido de multiletrar geograficamente e(m) hipermídias diante do atual contexto (hiper)conectado.
Referências
BENTO, G. de G.; ALVES, G. B. Ensino de Geomorfologia e Instagram como ferramenta didático-pedagógica. In: Encontro de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia, 14 ed., 10 a 15 out. 2021, Rio de Janeiro. Anais do [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021. p. 1-15. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/78564. Acesso em: 13 dez. 2024.
BEVILAQUA, R. Novos Estudos do Letramento e Multiletramentos: Divergências e Confluências. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 05, nº 01, jan./jul, 2013. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/175.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 15(4), p.679-684, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072006000400017
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. – (A era da informação: economia, sociedade e cultura; vol.1).
CHAGAS, V. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB, São Paulo, n.95, 2021, p.1-22. Disponível em: https://doi.org/10.17666/bib9506/2021. Acesso em: 01 jul. 2024.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia, 4ª edição. 400p. 1992.
LEAL, L. de F. V. Multimodalidade, multiletramento e hipermídia: construtos para a inserção de crianças nas linguagens do mundo contemporâneo. In: Reunião Nacional ANPEd, 38 ed., 01 a 05 out. 2017, São Luís - MA. Anais do [...]. São Luís: UFMA, 2017. p. 1-11. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT16_1343.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
OLIVEIRA, K. E. de J.; PORTO, C. de M.; ALVES, A. L. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação. Acta Scientiarum. Education, v. 41, n. 1, e42469, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/42469. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.42469
MINAYO, M. C. de. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, M. C. de (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 21 ed. p. 9-30.
MENDES, L. H. R.; GONZAGA, E. P.; MOURA, S. V. O. Análise do canal do Nerdologia: um modelo de edutenimento no YouTube. REnCiMa, v. 10, n.6, p. 39-55, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2030. Acesso em: 27 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2030
RAMOS, D. K.; SILVA, A. S. da; Comunicação, diversão e aprendizagem: um estudo exploratório sobre o uso das tecnologias pelos adolescentes. Revista Poiésis, Tubarão-SC, vol. 4, n. 8, p. 405-421, jul./dez. 2011. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/659.Acesso em: 27 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011405-421
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.
SANTAELLA, L. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.
SANTOS, V. C. dos. Instagram @geography.planet. Disponível em: https://www.instagram.com/geography.planet/. Acesso em: 12 jul. 2024.
SANTOS, V. C. dos; BATISTA, N. L. Evento de multiletramentos no ensino de Geografia por meio de um circuito pedagógico. In: KNOLL, G. F.; LONDERO, F. T. (Orgs.). Upgrade: jogos, entretenimento e cultura – vol. 2. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. – (Coleção Upgrade: jogos, entretenimento e cultura; vol. 2). DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99321.11
SANTOS, V. C. dos; LOPES, M. I.; BATISTA, N. L.; RIZZATTI, M.; VIERA, V. Da fronteira do cringe ao memorável: os (geo)memes enquanto possibilidade para o ensino de geografia em turmas do ensino médio. Revista Geonorte, v. 14, n. 46, p. 90-114, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/12422. Acesso em: 18 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.90.114
TORRES, E. C. Instagram @vovofofuxa. Disponível em: https://www.instagram.com/vovofofuxa/. Acesso em: 12 jul. 2024.
TORRES, E. C. Vovó Fofuxa e seu baú de histórias. Pará de Minas: Virtual Books, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tocantinense de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001