ENTRE MULTILETRAMENTOS E(M) HIPERMÍDIAS: O EDUTENIMENTO EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS PÁGINAS DO INSTAGRAM @geography.planet e @vovofofuxa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19277

Palavras-chave:

Edutenimento, Geografia, Educação Ambiental, Memes de Internet, Contação de Histórias

Resumo

Estamos inseridos na era das hipermídias. Sabendo disso, verifica-se a necessidade de as práticas educativas aparecerem, também, nos ambientes digitais. Eis que emerge o edutenimento que congrega educação e entretenimento, a fim de atrair “seguidores” interessados na proposta de quem cria conteúdos em redes sociais digitais. Considerados perfis atrelados ao edutenimento, interessa conhecer o impacto dos conteúdos de Geografia e Educação Ambiental divulgados nas páginas do Instagram @geography.planet e @vovofofuxa que, respectivamente, abordam os temas de suas áreas do conhecimento através dos memes de internet e da contação de histórias infanto-juvenis. A metodologia do trabalho é qualitativa e orientada a partir da visita “virtual” em ambas as páginas com a busca exploratória das principais postagens e outras modalidades de interação social digital para divulgar conteúdos geográficos e de educação ambiental; os dados são analisados segundo a análise do discurso, além do diálogo com a bibliografia sobre multiletramentos, multimodalidade e hipermídia e a associação ao ensino de Geografia. Por fim, ressalta-se a contribuição das páginas @geography.planet e @vovofofuxa para a popularização e territorialização dos saberes geográficos e de educação ambiental em redes digitais como o Instagram, tendo refletido sobre o sentido de multiletrar geograficamente e(m) hipermídias diante do atual contexto (hiper)conectado.

Biografia do Autor

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é estudante/pesquisador de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante do Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA-UEL) e é egresso do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU-UFSM). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Múltiplas Linguagens e Multiletramentos; Metodologias Didáticas na Geografia, com ênfase na Memética; e Educação Ambiental. É criador de conteúdo digital no Instagram @geography.planet.

Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina

Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós doutorado pela Universidade Estadual de Maringá com estágio na Universitá degli Studi di Genova-Italia, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Crato. .Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, lecionando na graduação, mestrado/doutorado, é coordenadora da especialização em ensino de Geografia. Participou de programas como Parfor, PDE, Residência Pedagógica, Pet e PIBID. Atua principalmente com: Educação Ambiental, Educação Especial e Ensino de Geografia (Geografia da infância).

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Publicado

2024-12-15

Como Citar

SANTOS, Vitor Colleto dos; TORRES, Eloiza Cristiane. ENTRE MULTILETRAMENTOS E(M) HIPERMÍDIAS: O EDUTENIMENTO EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS PÁGINAS DO INSTAGRAM @geography.planet e @vovofofuxa. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 347–374, 2024. DOI: 10.70860/rtg.v13i31.19277. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19277. Acesso em: 19 jan. 2025.

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